Os ensinamentos da Geração Z para alcançar o bem-estar no trabalho
Autoconfiança, flexibilidade de horários e feedbacks rápidos são práticas das pessoas nascidas entre os anos de 1997 e 2010, que revolucionaram o mercado de trabalho ao unir ambições profissionais a propósitos de vida
Na era da transformação digital, a entrada da Geração Z no mercado de trabalho tem revolucionado a dinâmica empresarial, trazendo consigo características marcantes e uma visão única sobre o ambiente profissional. São consideradas pertencentes a essa geração as pessoas nascidas entre os anos de 1997 e 2010, período que envolve grandes transformações mundiais, como a popularização da TV por assinatura, a consolidação da internet como veículo de comunicação em massa e o crescimento econômico da China em oposição à crise econômica mundial.
A Geração Z destaca-se por sua natividade digital, empoderamento, criatividade, empreendedorismo e habilidades multitarefas. Sua ascensão no cenário profissional tem redefinido a dinâmica tradicional do trabalho, como o engajamento em causas sociais e a busca incessante por propósito, que implica na construção de algo maior que não apenas uma carreira. Além, é claro, do investimento em práticas no ambiente de trabalho que promovam o bem-estar, que incluem flexibilidade, feedbacks rápidos e desenvolvimento e valorização da autoconfiança.
Por outro lado, a geração é apontada como a menos engajada e comprometida com o trabalho, com baixa tolerância à frustração e altas expectativas a respeito ao rápido crescimento profissional, gerando embates com as gerações anteriores, sobretudo com os millennials, que compõem o grupo de pessoas nascidas imediatamente antes, entre os anos de 1981 e 1996, também chamado de Geração Y.
As duas gerações se contrapõem em algumas questões e isso se estabelece como uma tendência de mercado, também apontada como millenials rage e gen Z rage, conforme pontua Ellen Murray, especialista em RH da Refuturiza. “Enquanto os millenials acreditam que a vida deles é o trabalho e, ao mesmo tempo, frustrados porque acharam que educação garantiria estabilidade, os jovens da geração Z são mais desapegados, independentes e céticos, colocando um propósito acima de uma carreira. São também extremamente autoconfiantes, posicionam-se fortemente e são adeptos das plataformas de comunicação instantânea, sobretudo à base de texto”, explica a profissional.
Conforme aponta Ellen Murray, o embate entre as gerações tem se tornado algo cada vez mais palpável no mercado de trabalho, mas há alguns ensinamentos intrínsecos às características da geração Z que — se compreendidos pelos millennials — serão capazes de fazer com que o ambiente profissional se torne cada vez mais saudável, empático e produtivo, permitindo que profissionais de diferentes áreas possam upar em suas carreiras; confira:
1- Nativos digitais inovadores. Crescendo em um mundo digital, os integrantes da Geração Z são nativos digitais, absorvendo conhecimento principalmente através da internet. Essa afinidade com a tecnologia se reflete em métodos de aprendizagem inovadores, como tutoriais online e abordagens práticas, permitindo um desenvolvimento contínuo.
2- Comunicação rápida e feedback construtivo. Adeptos das plataformas de comunicação instantânea, comunicar-se abertamente e fornecer feedback constante são práticas essenciais para promover um ambiente saudável e de aprendizado contínuo. A saúde mental agradece.
3- Autoconfiança. Ter autoconfiança é um dos pontos fortes da geração Z, que não costuma se intimidar em uma disputa, porque acredita na potência do seu trabalho e na sua capacidade de gerar resultados.
4- Diversidade, equidade e inclusão. A geração Z cresceu em um ambiente cada vez mais diversificado e globalizado e valoriza ambientes de trabalho que promovam o respeito, a aceitação e a igualdade. Ambientes inclusivos incentivam a contribuição de diferentes pontos de vista, promovendo soluções criativas e eficazes e criando culturas organizacionais mais positivas e colaborativas.
5- Propósitos e engajamento em causas sociais. Caracterizada por sua impaciência, a Geração Z traz consigo um profundo engajamento em causas sociais. Essa combinação influencia a forma como encaram o trabalho, buscando propósito e significado em suas atividades diárias.
6- Flexibilidade e autonomia. A Geração Z valoriza um ambiente de trabalho flexível, que permita conciliar a vida profissional e pessoal. A busca por autonomia se traduz na gestão de metas para evitar a monotonia e incentivar o alto desempenho.
7- Desenvolvimento de soft skills. Reconhecendo a importância das habilidades interpessoais, empresas podem investir no desenvolvimento de soft skills, como empatia, colaboração e inteligência emocional.
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