Um setor em constante evolução: as tendências do marketing digital para 2024
No cenário dinâmico do marketing digital, o ano de 2024 promete uma revolução marcante. Em 2023, uma série de inovações surgiram, trazendo às agências conceitos que possibilitaram redefinir a maneira como se comunicam e se posicionam no mercado. À medida que nos aproximamos do final de 2023 e nos preparamos para adentrar em 2024, observamos novamente o mesmo fenômeno, com novas tendências já despontando e capturando a atenção do setor.
Segundo o relatório da DataReportal, o Marketing Digital integra as operações de diversas empresas, inclusive aquelas que anteriormente atuavam exclusivamente no ambiente offline. Isso indica claramente que, em um futuro próximo, esse meio certamente se consolidará como dominante nas estratégias empresariais. Assim, a decisão de investir no mundo digital nunca se mostrou tão segura e promissora. Bruno Cunha Lima, COO da Kipiai, empresa especializada em Marketing de Performance, explica que é evidente que o marketing digital em 2024 será definido por personalização avançada, integração tecnológica, experiência omnicanal, conteúdo interativo e uma abordagem ética. “À medida que nos aproximamos do futuro, as empresas que abraçam essas tendências estarão na vanguarda, moldando um cenário digital mais inteligente e conectado”, diz.
- Personalização aprimorada: para Cunha Lima, a personalização será a estrela do show em 2024. "Estamos avançando para uma era em que as experiências digitais precisam ser altamente personalizadas. As marcas que conseguirem entender e antecipar as necessidades individuais dos consumidores terão uma vantagem estratégica significativa."
- Integração de tecnologias emergentes: é muito importante incorporar inteligência artificial e aprendizado de máquina. Essas tecnologias não são mais luxos, mas necessidades para otimizar campanhas, oferecer experiências mais envolventes e compreender as complexidades dos dados para tomar decisões mais precisas.
- Envolvimento multicanal: "O Marketing Digital não pode mais ser visto de maneira isolada. Em 2024, a estratégia vencedora envolverá a criação de experiências integradas e coesas em diversos canais. O consumidor atual espera uma jornada fluida, independentemente do ponto de contato”, ressalta Bruno.
- Conteúdo interativo: há uma mudança no consumo de conteúdo e as marcas que adotam formatos mais interativos, como realidade aumentada e vídeos imersivos, conseguirão capturar a atenção de forma mais eficaz.
- Ética e Transparência: os consumidores estão mais conscientes do impacto das marcas. Em 2024, aquelas que priorizam a ética, transparência e responsabilidade social conquistaram a confiança e a lealdade do público.
Caso tenha interesse na pauta, fico à disposição para fazer a ponte com o especialista.
Bruno Cunha Lima
Sócio-fundador e COO da Kipiai, é formado em Engenharia pela Poli – USP. É responsável pelo planejamento e execução dos processos de mídia e pela construção das diretrizes de atendimento aos clientes da agência. Antes da Kipiai, Bruno era gestor de campanhas de links patrocinados do Google da Rocket Internet SE.
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