IA pode ajudar a reduzir o turnover das empresas?
Especialista destaca que o uso de inteligência artificial pode ajudar a medir em tempo real os níveis de engajamento dos colaboradores, ajudando a prever quando estes podem optar por buscar oportunidades em outras companhias
Um dos principais gargalos enfrentados por empresas, em especial as de tecnologia, é a alta rotatividade dos colaboradores. Mesmo após a pandemia a adesão do modelo de trabalho à distância continua sendo uma realidade especialmente neste setor. Isso permite que profissionais sejam constantemente assediados, inclusive por companhias estrangeiras que oferecem salários competitivos pagos com moedas mais valorizadas que o real.
Diante deste cenário, muitas empresas passaram a dedicar um esforço ainda maior para manter seus talentos e a investir em soluções que ajudem a reduzir a rotatividade de pessoal. Entre as ferramentas tecnológicas com esta finalidade, destacam-se as que têm como base a inteligência artificial.
O time da MB Labs, empresa de consultoria em tecnologia, tem estudado como a IA pode ajudar a reduzir o turnover das empresas. O co-fundador, Renan Basso, destaca que a inteligência artificial com certeza poderá ajudar a enxergar e solucionar problemas de gestão, motivação, evolução e gaps culturais. “Muitas vezes há insights ou ruídos no time que o líder não consegue captar, especialmente quando falamos de grandes equipes. Neste cenário, a IA pode facilmente mapear o que não está funcionando e desta forma embasar o gestor a tomar decisões mais assertivas”, diz.
Renan também reforça que aplicativos específicos de comunicação, mensuração de humor, avaliação PDCA, avaliação 360° e feedback contínuo são os inputs necessários para uma mensuração quase que em tempo real de como está a saúde de engajamento das empresas, ajudando a prever quando o colaborador pode optar por buscar oportunidades em outras companhias.
O especialista destaca ainda que a China tem despontado quando o assunto é o desenvolvimento dessas ferramentas, no entanto também ressalta o atual potencial do Brasil, onde empresas já têm trabalhado em soluções com a finalidade de ajudar companhias dos mais variados setores a reterem seus talentos.
Um exemplo disso é o Engagx, plataforma whitelabel com foco em empresas e mercado corporativo lançada recentemente pela MB Labs. Voltada para companhias que têm um alto volume de colaboradores e que seguem operando em home office, a ferramenta tem como foco acelerar a construção de soluções de engajamento e treinamentos. O Engagx foi idealizado em um formato Super App, no qual é possível centralizar todas as funcionalidades do dia a dia do colaborador dentro de apenas um aplicativo, entregando assim, mais produtividade para os usuários. Renan Basso explica que a plataforma de Employee Relationship Management (ERM) é um robô que gera interações regulares com cada colaborador por meio de pulses diários. “O objetivo deste sistema é medir a felicidade do colaborador, progressão, desenvolvimento pessoal e medir fit de cultura organizacional”, explica.
Sobre MB Labs
Fundada em 2013, por Renan Basso e Marcello Marabita, a MB Labs é uma empresa focada em consultoria de tecnologia que oferece ao mercado soluções que integram design, tecnologia, estratégia, e engenharia de software com uma gama de produtos e serviços digitais. Atualmente a companhia conta com, cerca de, 250 colaboradores e mais de 300 projetos desenvolvidos por todo o País.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>