Marketing de Conteúdo: Blog é essencial para gerar maiores oportunidades de vendas aos negócios
Estratégia também é eficaz para manter a empresa em uma classificação mais elevada nas pesquisas, de acordo com a especialista em comunicação da Fatos&Ideias
Quando algum empresário escreve sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço, ele estará demonstrando um grande conhecimento de causa, fazendo com que tenha ainda mais autoridade em relação ao seu negócio, além da possibilidade de gerar mais vendas.
Uma maneira bem comum para demonstrar esse conhecimento é através de textos em um blog. Uma empresa que possui esse recurso e pública com uma certa frequência conteúdo de qualidade, gera credibilidade e mostra que seu empreendimento sabe do que está falando.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – detalha que ao publicar um texto em blog, a empresa terá mais páginas a serem indexadas no Google, quando comparado a um site comum.
“Ou seja, isso também será uma forma de aumentar a probabilidade de outros sites linkarem para o do seu negócio. Consequentemente, isso irá gerar uma melhora do posicionamento nos buscadores, atraindo mais visitas ao site”, detalha a diretora de comunicação.
Benefícios do blog
Um dos principais benefícios que o blog disponibiliza para uma empresa é a educação que é transmitida ao público. Para isso, o empresário irá mostrar a importância do seu produto ou serviço para os consumidores, mas sem precisar citá-los ao decorrer do texto.
“Para conseguir gerar essa educação, sem a necessidade de mencionar os produtos/serviços, o empresário tem a opção de abordar temas relativos ao seu setor de atuação. Dessa maneira, ele consegue explorar as dores dos seus clientes e, posteriormente, contribuir com uma solução”, detalha Renata.
De acordo com a diretora de comunicação da Fatos&Ideias, o blog também ajuda a dar uma força a mais para aqueles clientes que ainda não tomaram a decisão de compra. “Ao ler o texto, o consumidor irá manter um contato com a sua empresa, com isso, você vai o conquistando aos poucos, deixando sua marca na mente dele para quando ele decidir realizar a compra.”
Postura
O principal objetivo do blog para um negócio é aumentar a autoridade e criar conexão com seu cliente, para que assim a empresa gere mais vendas. Com isso, a postura do empresário deverá ser condizente ao que ele entrega para seus clientes.
“O empreendedor não precisa ser um robô, criando um texto engessado e pouco argumentativo, mas deverá definir uma personalidade que o identifique, mostrando o seu lado humano nos materiais que forem publicados”, salienta Brito.
Escolha de assuntos
Na hora de escolher os temas a serem produzidos no blog, o empresário deverá pensar que ele não deve tocar diretamente em seus produtos ou serviços, mas sim o mercado que ele está atuando.
“O empreendedor deve mostrar que ele tem autoridade para falar sobre seu nicho, mostrando argumentação sobre os temas. O principal ponto é agregar valor ao que ele está escrevendo, sempre pensando que ele está ajudando o cliente a tomar a melhor decisão”, diz Renata.
Renata Brito ainda ressalta que uma ótima alternativa aos empresários que desejam ter um blog, mas que não possuem tempo hábil para produzir textos, é contratar uma assessoria de comunicação/imprensa. “Uma agência de assessoria poderá contribuir ao empreendedor tanto na parte de planejamento, com temas relacionados ao negócio, quanto na parte de produção do texto, criando assim um conteúdo mais eficaz e assertivo.”
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos.
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