Conexão: o papel das redes de contatos no crescimento dos negócios
*Por André Ribas Pereira
Desde o início dos tempos, a forma de fazer negócios vem se transformando por completo. Não importa o segmento de atuação, a abertura de novas empresas tem fomentado a economia global, com a geração de postos de trabalho e a qualificação profissional .
No Brasil, por exemplo, somente no primeiro quadrimestre de 2023, 1,3 milhão de empresas foram abertas, de acordo com o Mapa de Empresas do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Ao todo, são mais de 21 milhões de CNPJs ativos em todo o território nacional.
Diante desse contexto, um fator crucial para o sucesso de um negócio, que impacta diretamente a área financeira e administrativa das empresas, é a forma como os profissionais envolvidos no desenvolvimento e operação da organização estabelecem conexões com o mercado. Sim, esses relacionamentos desempenham um papel fundamental no universo corporativo, proporcionando uma variedade de benefícios que contribuem para o sucesso e crescimento da companhia.
Abaixo, listo cinco das principais razões pelas quais as conexões são importantes para os negócios:
Networking e parcerias estratégicas
Sem dúvidas, ao estabelecer conexões sólidas, as empresas conseguem construir redes de contatos valiosas. Assim, parcerias estratégicas podem surgir por meio desses relacionamentos, possibilitando colaborações que impulsionam o crescimento mútuo.
Oportunidades de negócios
Alinhado ao item anterior, as conexões e parcerias aumentam as chances de geração de novos negócios. Isso porque, por meio de uma rede de contatos diversificada, as empresas adquirem informações sobre as tendências de mercado, hábitos de consumo e perfil do seu público, além de oportunidades para desenvolvimento e expansão de áreas dentro do próprio empreendimento, aumentando a gama de ofertas para o consumidor.
Desenvolvimento e aprendizado
Ao se conectar com outros profissionais, líderes e mentores do mercado de inovação, surgem novas oportunidades de aprendizado e conhecimento para entender o negócio. Deste modo, essa troca de informações, experiências e insights certamente ajudará as organizações a se manterem atualizadas, se adaptando e acompanhando todas as mudanças no mercado, fundamental para a inovação do seu próprio negócio .
Rede de apoio e recursos
Conduzir uma empresa exige superar obstáculos e desafios por parte dos gestores, de tal maneira que contar com uma rede de apoio se torna essencial. Contatos de confiança podem oferecer conselhos, suporte emocional e soluções práticas diante das dificuldades. Mas além disso, outros recursos, como financiamento, talento humano, novas tecnologias e conhecimentos técnicos e criativos apoiarão na gestão do empreendimento. Sendo assim, o primeiro passo para desenvolver essa rede de contatos é cultivar o networking, dedicando tempo e energia para absorver ideias inovadoras que possam surgir por meio de trocas e que proporcionarão benefícios relevantes ao negócio.
Reputação e credibilidade
Por fim, estabelecer conexões sólidas e de apoio mútuo impulsiona a construção da reputação e credibilidade de uma companhia. Afinal, é essa rede de contatos que fará recomendações e referências da empresa, ajudando a ganhar a confiança dos clientes, investidores, novos parceiros e demais stakeholders.
Por fim, vale ter em mente que, para construir uma rede sólida e duradoura de contatos, é importante ser notado. Para tanto, frequentar conferências, feiras e eventos de negócios, assim como congressos, programas de aceleração e mentorias, ajudarão a empresa a se destacar em um mercado que está cada vez mais competitivo. A partir daí, certamente será possível ampliar a rede de relacionamentos, com trocas diárias que resultarão em oportunidades significativas de impulsionar e manter os negócios bem-sucedidos.
*André Ribas Pereira é Mestre em Engenharia pela UFSC e Coordenador do Hub InovAtiva, política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo inovador no Brasil, pela CERTI. O executivo possui mais de 30 anos de experiência como gestor e consultor de projetos de tecnologia em empresas como EMBRACO, WEG, SOFTPLAN, Madeira Madeira, dentre outras.
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