Entenda quais são os desafios financeiros das empresas durante a Black Friday
Para o comércio, o mês de novembro é de grande expectativa. Isso porque a Black Friday concentra um grande volume de compras e, segundo pesquisa realizada por especialistas do varejo, somente em 2022, foi registrado um faturamento total de R$6,1 bilhões em vendas online. Para este ano, espera-se que a última semana do mês tenha uma movimentação ainda maior, exigindo que as empresas tenham sistemas de transações financeiras adaptados para atender a alta demanda.
A Simetrik, software líder em controle financeiro e automação, acompanha de perto as movimentações financeiras deste período, tendo em foco as PSPs, bancos, carteiras digitais, adquirentes e varejistas. Isso garante aos clientes parceiros uma plataforma tecnológica avançada, com foco em automação financeira, que permite às empresas processar, conciliar, controlar e analisar um grande volume de transações com rapidez e precisão.
“As semanas que antecedem a Black Friday exigem um planejamento estratégico das empresas que não permite falhas no sistema financeiro, devido ao alto volume no processamento de transações. É uma época favorável para os negócios e exigente ao mesmo tempo, pois requer das empresas investimento em sistemas que estejam em pleno funcionamento durante o período, comenta disse Alejandro Casas, CEO da Simetrik.
Desta forma, para manter a capacidade de lidar com o aumento das transações, garantir os registros financeiros de forma precisa e tomar decisões em eventuais situações de risco, a Simetrik listou os principais e potenciais desafios que podem ser enfrentados pelas empresas durante o período de Black Friday, no Brasil:
Provedores de Serviços de Pagamento (PSPs): Os PSPs devem navegar pelas complexidades da reconciliação de grandes volumes de transações em vários métodos de pagamento. Neste caso, o desafio para as empresas é conseguir manter a correspondência precisa das transações e os relatórios em tempo real, garantindo a finalização de cada pagamento durante o pico de vendas.
Adquirentes e processadores: A reconciliação financeira e os relatórios eficazes são cruciais para manter a confiança entre os clientes comerciais e as redes de cartões, por exemplo. Para isso, capturar e reconciliar com precisão transações de diversas fontes, ao manter um processamento livre de erros durante atividades intensas é fundamental.
Bancos: Lidar com um aumento esporádico no processamento de transações e, ao mesmo tempo, garantir uma reconciliação precisa, requer sistemas robustos e eficientes, a fim de processar com exatidão, ao assegurar a proteção de dados dos titulares dos cartões nas suas compras online.
Mercados: A grande escala no processo de pagamentos requer que o mercado como um todo tenha confiabilidade na transferência de pagamentos. Deste modo, deve-se garantir cálculos precisos de comissões e relatórios financeiros eficientes, mantendo a transparência e a confiança em ambientes de transações de alto volume.
Varejo e comércio eletrônico: O gerenciamento eficiente de volumes elevados de transações é fundamental para entidades de varejo e comércio eletrônico. Eles devem manter vendas precisas e rastreamento de estoque, garantindo operações perfeitas em plataformas físicas e online para atender às demandas da Black Friday.
Carteiras Digitais: Realizam um volume substancial de transações, muitas vezes abrangendo múltiplas moedas. A tarefa em questão envolve assegurar a precisão do processamento e da reconciliação das transações, ao mesmo tempo que mantém registros financeiros abrangentes. As carteiras digitais são frequentemente associadas aos cartões de crédito ou débito tradicionais.
Em conclusão, a preparação para a Black Friday exige um cuidadoso planejamento financeiro por parte das empresas, considerando os desafios específicos apresentados pelos diferentes participantes do ecossistema transacional. A Simetrik destaca a importância de soluções avançadas de automação financeira para lidar com o aumento exponencial nas transações, garantindo precisão nos registros, eficiência na reconciliação e a capacidade de tomar decisões ágeis diante de situações de risco.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>