Cyber Monday: entenda como aproveitar o estoque da Black Friday e prolongar a temporada de vendas
Celebrada na segunda-feira após a Black Friday, data pode ser crucial para os negócios, além de agradar os consumidores
A Black Friday é, sem dúvidas, uma das datas mais esperadas pelos consumidores e pelo varejo, que tende a alavancar as vendas. Mas ela acontece somente um dia; para prolongar a data, aproveitar o embalo e incentivar os consumidores a continuar fazendo compras pela internet, foi criada nos Estados Unidos a “Cyber Monday” - data que também foi importada para o Brasil. Neste ano, a "segunda-feira cibernética" cai no dia 27 de novembro.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no período entre a Black Friday e a Cyber Monday de 2022 subiram 5,5% em relação ao ano anterior, uma alta de 16,3% no e-commerce e de 4,5% nas lojas físicas. Para os lojistas, é uma ocasião para continuar lucrando e aproveitar o estoque:
“Para quem não vendeu tudo o que planejava na Black Friday, a Cyber Monday é uma grande oportunidade de bater metas e aproveitar os estoques ainda existentes da BF. Até porque, pesquisas revelam intenções de compra dos brasileiros tendo como prioridade eletrônicos, como smartphones, computadores, TVs, games e acessórios, e, com a Cyber Monday, podem obter lucros significativos já antes do Natal, que é a próxima data relevante do comércio”, pontua Felipe Correia, Estrategista Digital de Varejo na multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.
“A principal recomendação é que o empreendedor analise estrategicamente seu público, pois ele pode conseguir aumentar o ticket médio caso saiba aproveitar o embalo dos clientes que adoram descontos”, analisa Correia. Pensando nisso, o estrategista em varejo elencou esta e outras estratégias essenciais para implementar na Cyber Monday no varejo e garantir boas vendas. Confira:
Ofereça descontos e frete grátis
Os preços baixos são o carro-chefe da Black Friday, portanto, é importante manter esse chamariz na Cyber Monday. Os descontos podem vir diretamente nos produtos, através de cupons ou ofertas de combos, ou no frete. Segundo levantamento da Clearsale, 57% das compras feitas na Black Friday e na Cyber Monday tiveram frete grátis. “É importante que o lojista promova descontos que não impactem no seu lucro, mas façam a diferença para o cliente, sem falsas propostas como a ‘metade do dobro’. Ou seja, é preciso fazer um estudo e avaliar a melhor forma para ambos os lados”, comenta Correia.
Planeje-se com antecedência
Quando falamos de datas importantes, que geram grande demanda e tráfego, o recomendado é que o varejo se prepare com meses de antecedência para extrair o melhor resultado possível. Dessa forma, dá para atender, sem falhas e frustrações, o consumidor que está cada vez mais exigente com suas experiências de compra. Em períodos de grandes movimentos em que a ideia é esgotar os estoques, é preciso ter um planejamento adequado, tanto para obter o lucro esperado quanto para gerar uma experiência positiva para o cliente, que pode acabar voltando.
Invista em omnicanalidade e aplicativos eficientes
O hábito do consumidor em monitorar o preço da lista de desejos aumenta a competição entre varejistas. Nessa hora, reputação de marca, confiabilidade e ações de fidelização influenciam na decisão de compra. Faz diferença também um atendimento humano e consultivo, impulsionado pela omnicanalidade, já que o varejo físico dispõe de equipe de vendas, treinada para entender o que o cliente busca e oferecer produtos e vantagens de modo personalizado. Independentemente da presença física, é indispensável contar com uma plataforma de e-commerce capaz de entregar para o usuário uma ótima experiência de compra, com fluidez na navegação, e, que seja também robusta e flexível para escalar o processamento de pedidos e atender o pico de demanda proveniente do aumento do fluxo de usuários dentro do site em busca das promoções.
Além disso, é crescente o número de pessoas aderindo às compras em aplicativos. Um comportamento natural se pensarmos que o tempo gasto no smartphone só cresce. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 87% dos entrevistados disseram que o celular foi o dispositivo mais utilizados pelas compras online.
Aposte em marketing e crie divulgações estratégicas
Além de implementar as promoções, é preciso divulgá-las, e o marketing é um ótimo aliado para isso. “Abusar das redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, fazer parcerias com influenciadores, lives, mídias pagas, técnicas de SEO, entre outras estratégias, é fundamental para poder chamar atenção do consumidor”, reforça Felipe.
Por fim, é importante estudar seu público para entender os horários favoritos de compras, produtos mais buscados e outros dados, que podem ser usados com cuidado em seu favor.
Sobre a FCamara
A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.
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