Black Friday 2023: especialista em e-commerce revela quatro dicas poderosas para alavancar as vendas do seu negócio
Pedro Melo, CEO e fundador da Melo Flores, elenca as principais estratégias para trazer mais lucro de maneira online para a empresa durante o período
Celebrada este ano no dia 24 deste mês, a Black Friday movimenta o comércio do mundo todo na última sexta-feira do mês de novembro, quando é tradicionalmente celebrada. A data é a oportunidade perfeita para as empresas turbinarem as vendas e o público aproveitar ofertas exclusivas. “As estratégias da Black Friday devem ser planejadas com antecedência e cautela pela organização. Caso contrário, as ações podem ter efeito adverso, prejudicando não só o fluxo de caixa do negócio, como também a imagem da marca perante o mercado”, sugere Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura que é referência no e-commerce e, que este ano, inaugurou a primeira loja física, a fim de trazer para os clientes uma nova experiência e mostrar a qualidade dos produtos que a empresa oferece.
Data imperdível para lojistas e clientes, a Black Friday ganha ainda mais evidência nos canais online. Com layout personalizado para a ocasião, sites e aplicativos anunciam, antecipadamente, ofertas e promoções especiais, entre outros atrativos. “Assim como em outras datas comemorativas, é importante pensar em detalhes diferenciados da imagem e da comunicação do seu e-commerce. Por exemplo, inovar no design gráfico da campanha, investir em anúncios específicos para a data e personalizar as redes sociais são algumas das ações que promovem o engajamento da marca na internet”, sugere o especialista.
Para os empreendedores que buscam alavancar as vendas no e-commerce durante a Black Friday, Pedro lista, a seguir, as quatro principais estratégias. Confira, abaixo, quais são elas:
1. Formas de pagamento flexíveis
Na internet, as condições de pagamento funcionam como poderosos diferenciais para a decisão de compra. Além do preço, os consumidores valorizam, também, sites que disponibilizam formas de pagamento flexíveis e diversificadas. “É essencial que a empresa coloque à disposição dos clientes opções variadas e alternativas de pagamento, com o objetivo de aumentar e facilitar a compra para os mais diversos públicos”, sugere o especialista. Segundo ele, além das compras por meio de cartões de débito e crédito, boletos parcelados e descontos para pagamento à vista, entre outras, são algumas das possibilidades que podem ajudar nesse sentido.
2. Pacotes e benefícios especiais
De acordo com o especialista, o período é um bom momento para dar um up nas vendas dos produtos e serviços mais vendidos e também dos menos procurados. “Aproveite para combinar produtos de maior saída com os que não possuem tanta procura e oferecer ofertas promocionais. Essa é uma boa oportunidade de apresentar opções diferentes para seus clientes e, ao mesmo tempo, atraí-los com preços convidativos”, sugere. Além disso, presentear com brindes e incentivar descontos gradativos também são ótimas formas de atrair os consumidores.
3. Planejamento de estoque
Durante o período, é esperado uma movimentação maior por parte dos clientes e um aumento significativo das vendas. Sendo assim, é essencial que a empresa esteja preparada para dar conta da demanda. “Planejar e reforçar o estoque com antecedência, negociar com os fornecedores preços mais amigáveis para compras em grande quantidade, bem como ter um controle de estoque eficiente, são boas práticas que facilitam a operação como um todo”, aconselha Melo.
4. Treinamento de equipe
Com os consumidores cada vez mais exigentes e a alta competitividade do mercado, o negócio deve investir, também, no treinamento dos profissionais e parceiros, com o propósito de assegurar uma boa experiência para os clientes. “Ainda que o e-commerce seja um canal de vendas remoto, a equipe que está por trás dos bastidores precisa estar devidamente preparada e alinhada para a alta demanda das vendas. Essa preparação prévia deve abranger desde a equipe de vendas até a logística e o atendimento ao cliente”, finaliza Pedro.
Endereço: Professor George Levi, 479A, na Vila Zat
Sobre a Melo Flores
A Melo Flores, empresa familiar e referência no mercado de floricultura, teve seu início com o empreendedor José Fernandes de Melo há 28 anos e, desde 2014, quando foi reformulada para atendimento online, é comandada por Pedro Melo, formado em Turismo e que está à frente da gestão e administração da organização. Com catálogo variado, que inclui buquês e arranjos florais, cestas de presentes entre outros itens, a Melo Flores realiza entregas em todas as regiões de São Paulo e da Grande São Paulo. A Melo também possui uma loja física, localizada na Vila Zat, bairro da Zona Norte de São Paulo.
Sobre Pedro Melo
Graduado em Turismo pela Universidade Nove de Julho, Pedro Melo começou a trabalhar com 17 anos, em uma rede de óticas, onde iniciou sua experiência com atendimento ao cliente. Durante a faculdade, trabalhou com manutenção de aeronaves na GOL Linhas Aéreas e, depois, passou quatro anos na agência de turismo AlaTur JTB, onde participou de grandes projetos de turismo e eventos do esporte internacional, com destaque para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos no Brasil. Em 2014, com apenas 22 anos, deu início à sua jornada empreendedora, assumindo o comando da Melo Flores, floricultura da família que teve início com seu pai, José Fernandes de Melo, em 1992. Pedro também é proprietário da Melog, empresa de logística e Melo Hortifruti, entrega de produtos e ingredientes naturais em domicílio.
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