Conteúdo para LinkedIn: o que fazer para ser notado em uma das maiores redes sociais do mundo corporativo
Especialista em comunicação explica como fazer publicações sem base estratégica podem atrapalhar o crescimento do seu negócio dentro do LinkedIn, já que os resultados esperados dificilmente virão sem uma comunicação eficaz
O LinkedIn hoje é uma das redes sociais mais lucrativas, mesmo ainda sendo pequena em número de participantes. Isso tudo porque está cheio de profissionais dos mais variados níveis, entre eles, o sênior, que é aquelas pessoas que tomam decisões dentro das empresas. Os grandes executivos estão constantemente fazendo networking na plataforma.
Enquanto o TikTok e o Instagram, outras importantes redes sociais, estão voltadas para o entretenimento e informação, o LinkedIn é buscado para saber as novidades do mercado, além de conhecer dicas e histórias dos profissionais que fazem parte dele. Então para fazer parte desse seleto grupo, é essencial criar e publicar conteúdos com regularidade.
Há profissionais que não publicam sequer uma linha no seu perfil, mesmo sendo considerados referências na sua área de atuação. Porém, já é mais que comprovado que o LinkedIn é um excelente canal de comunicação para compartilhar conhecimento e até mesmo construir e gerenciar uma marca pessoal. Portanto, produzir conteúdo pode ser o diferencial para o seu negócio.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – analisa que o LinkedIn possibilita mostrar os diferenciais do profissional, o que consequentemente transforma em um importante instrumento de networking, contatos profissionais, oportunidades de parceria, etc.
Comunicação inteligente
Há mais de 3 milhões de posts longos no LinkedIn, e toda semana são adicionados mais de 130 mil. “As pessoas estão em busca de conteúdos, e para isso tem que ter qualidade, e não apenas textos curtos e rápidos que não fornecem muita informação. Para isso, é necessário agregar valor real nesse trabalho”, diz Renata.
E como colocar valor real a esse texto? A diretora de comunicação enfatiza que esse trabalho é muito utilizado nos assuntos que requerem explicação técnica e aqueles mais complexos, no qual com poucas palavras não será possível entender o tema. E o melhor de tudo é que qualquer pessoa pode começar a criar um conteúdo. Claro que, um profissional de comunicação pode auxiliar nesse processo.
O que fazer antes de produzir os conteúdos?
Conheça algumas dicas listadas pela diretora de comunicação que são importantes para quem quer começar a produzir conteúdos no seu próprio perfil. Veja:
Exercite a mente: não existe uma fórmula! Para você entender como funciona, somente praticando. Assim você conseguirá entender quais tipos de texto o seu público quer consumir; frequência das postagens. Comece falando sobre assuntos que você domine.
Você é único: independente da forma que irá explorar o texto, a forma que você irá conduzir esse conteúdo é único, mesmo que ele já tenha sido abordado por outras pessoas.
Construção de imagem: algumas pessoas não irão gostar da sua forma de escrever e está tudo bem! Assim, como há aqueles que irão se identificar. Com o tempo é possível ganhar espaço e mais notoriedade.
Desapegue: Quem não gosta de ser notado? Mas não se apegue aos números e likes. Caso contrário isso pode te “aprisionar”. Ao compartilhar algum conteúdo no LinkedIn, a ideia principal dessa rede social é compartilhar conhecimento, ideias e principalmente gerenciar a marca pessoal.
“O LinkedIn é um canal viável para empresários que buscam alcançar novos clientes e aumentar a visibilidade como CEO. A comunicação faz parte desse processo e pode auxiliar as empresas na produção de conteúdo para reter a ação para a marca. A assessoria de imprensa é capaz de ajudar nesse processo, principalmente, para aqueles que não querem ficar nessa produção de conteúdo”, finaliza Renata Brito.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br
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