Programas de fidelidade podem garantir aumento de receita extra de 23% no e-commerce
Gigantes do varejo online compartilham resultados positivos com a utilização deste tipo de estratégia
Fidelizar o cliente é parte de uma estratégia que começa antes da compra e continua após o fechamento de um pedido. É necessário criar uma relação para que ambas as partes possam trocar informações que auxiliem na oferta do produto e das vantagens para cada um. O resultado deste relacionamento pode ser muito vantajoso para ambos, principalmente com o auxílio dos programas de fidelidade. As marcas Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos do país, e Zattini, loja online de moda da Netshoes, têm investido há sete anos nesta abordagem, e agora, comemoram os resultados.
As empresas possuem parceria com a Tenerity, especialista em fidelidade lucrativa, e neste tempo de atuação, as marcas vêm registrando o aumento da receita em anúncios, sendo que o maior resultado ocorreu em 2022, com um crescimento de 17% em relação a 2021. Isso representou uma receita extra de 23% em ambas as plataformas. Outro auge foi o aumento de 34% no interesse dos clientes pelo programa de benefícios oferecido pela Tenerity.
Como funciona
Os programas de fidelidade possibilitam que, a cada compra, o cliente tenha o retorno de um percentual investido em pontos ou dinheiro. A modalidade é amplamente utilizada no comércio brasileiro e dados recentes da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), levantados em parceria com o Instituto Locomotiva, revelam que o percentual de consumidores que se interessam por este tipo de programa passou de 75% em 2019, para 81% em 2022.
Estratégias
As parcerias entre os programas de fidelidade, têm possibilitado novas estratégias para atrair clientes, como explica Eduardo Esparza, vice-presidente da Tenerity no Brasil e na Espanha.
“As marcas Netshoes e Zattini são parceiras de grande representatividade para a Tenerity, uma vez que são gigantes do comércio on-line e detêm alguns dos produtos mais buscados pelos brasileiros. Nosso papel é fortalecer as marcas com investimentos, atrair usuários para o programa de fidelidade e, ao mesmo tempo, oferecer mais vantagens aos clientes no momento da compra”, comenta Esparza.
Outros dados positivos da parceria podem ser percebidos nas datas sazonais do comércio, como o mês da Black Friday. Neste período, a receita gerada pela Tenerity nas marcas chega a ser 60% maior que nos demais meses do ano.
"Utilizamos ferramentas que possibilitam gerar mais engajamento para nossa base e principalmente benefícios para o nosso consumidor. Os resultados que tivemos utilizando a Tenerity mostra que estamos no caminho", afirma Rafael Montalvão, diretor de Marketing da Netshoes.
Sobre a Netshoes
A Netshoes é o maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país e oferece um amplo portfólio de produtos e serviços. Além disso, acredita que o esporte é para todos e por isso tem comprometimento com o consumidor para proporcionar a melhor experiência de compra, entrega e qualidade dos produtos. A marca está no varejo digital há 22 anos e tem mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. A empresa também opera mais de 10 e-commerces no Brasil, como as lojas oficiais da NBA, NFL e Kappa, Rainha e Topper, além das lojas de clubes como ShopTimão, São Paulo Mania, Loja do Cruzeiro, InterShop, ShopVasco, Santos Store e Loja da Chape. Em 2019, a Netshoes passou a fazer parte do Magalu, reforçando o comprometimento da empresa com o consumidor e a visão de ser referência global em experiência de compra on-line por meio de inovação e conectividade em multiplataformas.
Sobre a Tenerity
A Tenerity uma empresa líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores. Está há mais de 50 anos no mercado mundial, com sede em Stamford, CT e presente em mais de 15 países, incluindo Reino Unido, França, Espanha, Brasil e Países Baixos.
Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus mais de 250 clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes.
Desde 2013 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.
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