Black Friday: conheça 3 tipos de fraudes mais comuns nos marketplaces e e-commerces
Especialista da idwall reforça os cuidados para não cair em golpes na data
A Black Friday promete aquecer o e-commerce, já que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, e mais de 90% devem optar por lojas online, de acordo com estudo da Google. Porém, é necessário cuidado com as fraudes: um estudo recente da consultoria Juniper Research aponta que os prejuízos com golpes digitais podem chegar a US$ 48 bilhões em 2023.
A tecnologia da idwall, empresa especializada em gestão de identidade digital e soluções antifraudes, reforça a segurança de importantes marketplaces como Via Varejo, Shopee e OLX. Danilo Barsotti, CTO da tech, destaca os principais golpes e dicas de segurança. Confira:
Phishing - Um dos golpes mais comuns enfrentados pelas plataformas de marketplace e lojas virtuais é o phishing, que são sites falsos criados por fraudadores para imitar a aparência de grandes e-commerces para enganar o consumidor e roubar dados, principalmente de cartões de crédito. “Para não cair nesse golpe, a regra de ouro é: se a promoção é muito boa para ser verdade, desconfie sempre. O usuário também deve evitar abrir e-mails de remetentes desconhecidos e sempre conferir a URL, já que alguns fraudadores mudam caracteres mínimos no endereço para confundir o consumidor. Os e-commerces, por sua vez, devem se atentar a esses casos e comunicá-los às autoridades e aos clientes”, ressalta o CTO
Sellers falsos - Nesse tipo de golpe, o consumidor efetua uma compra no marketplace, mas não recebe o item ou acaba chegando algo totalmente diferente, a prevenção se inicia no onboarding do vendedor. Para isso, no cadastro é necessária uma verificação completa que comprove a idoneidade da loja. Danilo Barsotti frisa a importância da análise da situação cadastral na Receita Federal, consulta e confirmação de MEI (Micro Empreendedor Individual) e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas); pesquisa na Junta Comercial, e busca de processos a partir do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), além da checagem de documentos para evitar fraudes de identidade. “Com a tecnologia da idwall, são realizados esses e outros levantamentos. Os processos de verificação e validação dos dados são realizados de maneira automatizada a partir de uma checagem via Background Check, com consultas em fontes públicas e privadas, dos dados de pessoas físicas e jurídicas”, diz o CTO.
Fraude de identidade - Os fraudadores usam dados de outra pessoa para criar cartões de crédito, e então realizam compras em lojas online, e físicas também em alguns casos. Muitas vezes o consumidor só descobre o problema no momento da fatura.
Plataforma all-in-one da idwall na prevenção de fraudes
Modular, a ferramenta da idwall atende a necessidade de cada negócio de forma personalizada. Para e-commerces e marketplaces, um dos recursos disponíveis é o Workflow Manager, que permite à empresa gerenciar os dados do vendedor, os fluxos de verificação e processos de gestão de risco, compliance e validação de identidade no mesmo lugar.
Outro mecanismo é o OCR (Optical Character Recognition, em português Reconhecimento ótico de caracteres), que utilizando Inteligência Artificial, extrai dados e tipifica documentos brasileiros automaticamente com a melhor acurácia do mercado. A averiguação da regularidade do documento é realizada com o Background Check, que pesquisa pessoas físicas, jurídicas e veículos em mais de 250 fontes de informações públicas e privadas. Há ainda a verificação biométrica, que combina funcionalidades como Face Match, Liveness e Facelink, compara a foto 3×4 do documento com uma selfie e valida a biometria facial a partir de um banco de faces. A união das técnicas e tecnologias de documentoscopia reduzem expressivamente as fraudes.
Sobre a idwall
A idwall é uma empresa de tecnologia que disponibiliza a plataforma de verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital. Referência de mercado em soluções integradas e inteligentes, a idwall agiliza o processo de verificação de identidade durante toda a jornada do cliente e auxilia empresas a cumprirem as normas de compliance com tecnologia proprietária para evitar fraudes. Fundada em 2016 por Lincoln Ando e Raphael Melo, a empresa visa criar relações de confiança para a era digital. Atualmente, faz parte do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT) do Banco Central, com o objetivo de fomentar a inovação no Sistema Financeiro Nacional.
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