Pesquisa exclusiva identifica os perfis de consumidores da Black Friday e mostra como chegar até eles
Levantamento da Logan mostra os quatro tipos de perfis de pessoas que vão aproveitar a data e fazer compras
Na última sexta-feira deste mês vai acontecer a Black Friday, data que já faz parte do calendário dos brasileiros. O comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 5,1 bilhões na edição deste ano, que acontece dia 24, conforme aponta levantamento da Precifica, empresa especializada em análise de preços.
De acordo com Fábio Sant’Anna, Chefe de Vendas/Head of Sales da Logan, multinacional de journey marketing, a Black Friday entra tanto como um impulsionador de geração de receita, quanto também para firmar posicionamentos e propósito dos anunciantes. Porém, o especialista adverte que é preciso buscar caminhos para se sobressair. “Em períodos de grande apelo de vendas, o brasileiro é sobrecarregado por campanhas publicitárias, assim, torna-se cada vez mais imprescindível o uso correto dos dados visando o alcance de cada KPI (Key Performance Indicator)”.
Para entender os perfis dos consumidores e os melhores caminhos para alcançá-los, a Super Small Data, da Logan, fez um levantamento exclusivo, onde dividiu a população em quatro grupos de compras: os aficionados; os planejados; os observados e os moderados. “Identificamos mais de 120 milhões de usuários únicos dispostos a, ao menos, analisarem as ofertas na Black Friday e como atingir melhor cada um deles”, diz Fábio Sant’Anna.
Os quatro grupos de compras dos brasileiros:
Aficionados:
com cerca de 22 milhões de usuários únicos, 54% mulheres e 46% homens, 78% pertencentes às classes ABC e 56% concentrados entre 18 e 54 anos.
Com sentido de compra - fortemente ligado ao desconto no produto que está vislumbrando;
Planejados:
com cerca de 56 milhões de usuários únicos, 52% mulheres e 48% homens, 85% pertencentes às classes ABC e 61% concentrados entre 18 e 54 anos.
Gostam da data para viverem experiências de compras diversas, inclusive com marcas e produtos de primeira compra;
Observadores:
com cerca de 28 milhões de usuários únicos, 49% mulheres e 51% homens, 79% pertencentes às classes ABC e 59% concentrados entre 18 e 54 anos.
Fazem comparativos de ofertas para terem certeza de que está sendo vantajoso. Destes, 82% preferem finalizar suas compras nas lojas;
Moderados:
com cerca de 14 milhões de usuários únicos, 51% mulheres e 49% homens, 74% pertencentes às classes ABC e 51% concentrados entre 18 e 54 anos.
Preferem não arriscar na compra de produtos que ainda não conhecem e são mais comedidos nos gastos.
“É certo que entender as dinâmicas de cada jornada de consumo, sejam em datas sazonais ou dentro de uma régua de longo prazo, e o estabelecimento de uma estratégia de campanha capaz de alcançar o target, tende a trazer mais efetividade, geração de receitas e efeito multiplicador quanto ao posicionamento da marca”, finaliza Sant’Anna.
Sobre a Logan
A Logan é uma multinacional que estruturou sua oferta para atender da melhor forma as demandas do mercado, juntando de forma sinérgica dados, tecnologia e pessoas. Conta com três business units diferentes: Logan Ads - Journey Marketing, Mídia Multichannel & Audit Phygital -; e Super Small Data - Customer Data Insights, Dashboards de Data as a Service. Por meio desse ecossistema personaliza cada campanha, de modo a contemplar as particularidades de cada parceiro. Totaliza mais de 1.200 marcas como portfólio de clientes e uma base opt-in de mais de 400 milhões de device ID a nível global, anônimos e clusterizados, em mais de 1.200 clusters de personas, cookieless, em compliance com todas as leis internacionais ligadas a privacy digital. Além do advertising multicanal, conta com uma grande oferta de soluções de audit phygital e Data as a Service.
Fundada em 2013, está presente na Argentina, Brasil, Itália, Portugal, Estados Unidos, México, Guatemala (hub Cenam), Chile, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Panamá, Paraguai, Venezuela e Espanha. Em 2016, foi a única empresa latino-americana premiada pelo MMA com um Smartie Global, o mais importante prêmio da indústria de mobile marketing. Além disso, recebeu três prêmios FOMLA - Festival Of Media Latam Awards - consecutivos, de 2018 a 2020.
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