Termos técnicos utilizados pelo mercado de seguros atrapalham contratação
Corretores e seguradoras devem estar atentos para evitar o ´segurês´ ao se comunicar com clientes. Confira a tradução dos principais termos utilizados
Quem nunca pediu um orçamento para um corretor de seguros e ao receber ficou em dúvida do que era apólice, prêmio, sinistro… Bom, termos técnicos podem deixar a pessoa mais confusa e o mercado de seguros tem termos tão particulares que, em algumas situações, são classificados como um novo idioma do português, o “segurês”. E, apesar de ser usual no vocabulário do corretor, na linguagem do cotidiano do brasileiro o uso é mais difícil já que, na maioria das vezes, esse diálogo é mais utilizado quando o cliente vai orçar, precisa acionar o seguro ou falar com seu corretor.
Mas, segundo Paolo Bonazzi, gerente comercial da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, falar a linguagem do cliente, deixando de modo mais claro, acessível e principalmente próximo, não só é apenas um modo de compreensão, mas também de aproximação. “Quando o corretor, as seguradoras e todo o ecossistema do seguro falam em aproximação com a população para tornar o seguro cada vez mais acessível, é necessário esse olhar atento à explicação e a ‘tradução' dos termos. Mesmo que o cliente conheça, essa orientação é um cuidado para evitar, inclusive, possíveis desentendimentos. A população precisa primeiramente receber a informação de modo mais claro possível para poder entender de fato do se trata e assim confiar no que está contratando”, explica.
Confira a seguir ´tradução´dos principais termos utilizados e que a população tem dúvida de seu significado popular:
Apólice: O primeiro e talvez mais confuso de todos para os clientes é esse termo.Afinal, apólice é o que? De acordo com Bonazzi, é o documento que contém todas as regras da contratação. “Nele estão descritas todas as coberturas que estão incluídas, quais são as condições de pagamento, as responsabilidades, deveres e direitos da seguradora e do segurado”, fala.
Sinistro: Muito usado em casos após acidentes, o sinistro refere-se a materialização do risco. “Representa aquele acontecimento inesperado, o acidente, que está coberto de acordo com a apólice do cliente e que está cabível a indenização”, fala o diretor da Lojacorr.
Franquia: O termo por si só já é bem conhecido pela população, já que muito se sabe de franquias de restaurantes e lojas. Mas e no mercado segurador? Assim como franquias de lojas se deve acertar uma 'taxa de franquia’ para que o franqueado utilize os diferenciais e benefícios da franqueadora, no mercado segurador, também é uma taxa, mas paga após um possível sinistro. “ A ´franquia´ é o valor pré-estipulado na negociação do seguro e que deve ser pago pelo segurado em caso de algum sinistro, ou seja, trata-se da participação obrigatória do segurado no prejuízo ocasionado”, explica Bonazzi.
Prêmio: Diferente do significado em português, no ´segurês´ o prêmio é o valor que o segurado paga para a seguradora para ter direito ao seguro e benefícios contratados por ele. “Basicamente, na tradução mais popular é o "preço" que o cliente paga para adquirir o seguro”, fala ele.
Serviço:
‘Glossário sem segurês’: www.redelojacorr.com.br/glossario-sem-segures
Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras, além de 75 empresas parceiras do ecossistema. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 60 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor, além de fechar 2022 com produção de R$ 1,2 bilhões produzidos em seguros, consórcios e demais segmentos.
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