Seguradora Zurich avança com a estratégia de atuação de vendas de seguro no varejo
Nos últimos quatro anos, o grupo Zurich no Brasil avança com resultados positivos, o que o consolida na quinta posição do ranking das maiores seguradoras do Brasil. A ambição é pela liderança em todos os segmentos em que atua. Um passo nesta direção veio com o avanço da seguradora especialista em seguros corporativos no varejo. “O processo de expansão geográfica foi motivado pela diversificação do negócio. A companhia multilinha, com produtos para vários segmentos e com distribuição realizada, prioritariamente, por corretores de seguros”, conta Márcio Benevides, diretor executivo de distribuição da Zurich.
Segundo ele, toda a expansão para os próximos cinco anos se baseia em estar onde o corretor de seguros está. Assumimos uma estratégia de expandir as operações em todo o território nacional. Para isso, o grupo hoje está presente em 20 estados por meio de estrutura física, filial digital e mais de 70 assessorias parceiras, que operam como extensão das filiais. A seguradora opera com 9 mil corretores ativos, mas a expectativa é chegar de 15 a 20 mil corretores nos próximos três anos.
Boa parte desta meta tem como sustentação a entrada do grupo no varejo. “A Zurich é uma companhia multilinha, multicanal e multiproduto, e que o sucesso na estratégia de automóvel é um pilar fundamental na atuação com os corretores”, enfatiza Fábio Leme, diretor executivo de Personal Lines e Marketing da Zurich. A companhia, que foi pioneira em oferecer seguro para carros elétricos e híbridos em 2019, relançou o seu produto em 2023 com um limite maior de aceitação e alguns diferenciais, como a cobertura para cabos de carregamento.
Os resultados até setembro mostram a assertividade da decisão. “O volume de prêmio pelo canal corretor e assessoria avançou 20,6% em volume de negócios. A base de corretores cresceu 24% e a cotação de mais de um produto por cliente cresceu 57%, com boa parte vindo de produtos como como seguro garantia, residencial individual e frota.
Leme acrescenta que a seguradora já tinha os principais corretores em sua base consolidada. “Ao olharmos oportunidades de crescimento de mercado, decidimos avançar em áreas massificadas onde o auto é o carro chefe. O nosso diferencial é que somos uma companhia multiprodutos. O corretor que antes tinha dificuldade em fazer o seguro empresarial, agora tem a Zurich como opção para trazer o negócio de forma fácil, pois temos processos para isso”.
Segundo Leme, atuar no varejo ajuda a incrementar os produtos com benefícios para corretores e para clientes. “Alguns exemplos são o desconto na franquia de automóvel para aqueles que também possuem conosco o residencial e vida individual, a implementação das assistências técnicas no seguro residencial e a disponibilização do seguro celular para venda no canal corretor, que contará com plataforma exclusiva em breve”.
Outra iniciativa está em conquistar os consumidores antenados com as práticas sustentáveis. “No início do segundo semestre nos unimos aos nossos parceiros Localiza&Co e Tempo para compensar anualmente mais de 6,5 mil toneladas de carbono resultantes do uso do carro reserva e de serviços de assistência 24h, sem qualquer custo adicional ao cliente”, informa Leme. “Também avançamos a passos largos em nosso premiado projeto Selo Verde, junto ao IQA, que já certificou mais de 200 oficinas de reparo parceiras que adotam práticas sustentáveis em sua operação”.
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