E-mail marketing personalizado aumenta 13 vezes as taxas de conversão na América Latina
Análise de 10,9 bilhões de e-mails em todo o mundo reforça tese da MoEngage sobre o benefício da comunicação direcionada para os negócios
Para marcas de consumo, o e-mail marketing é uma ferramenta econômica com altas taxas de ROI e diminuição de cancelamento de assinaturas
O cenário dos meios de comunicação tem evoluído com a preferência das pessoas por apps de mensagens, no entanto, uma novidade vem na contramão: as marcas de consumo identificaram nas caixas de entrada de email um território promissor. A pesquisa realizada pela MoEngage - plataforma de engajamento orientada por insights gerados por IA - Benchmarks de E-mail Marketing 2023, analisou 10,9 bilhões de e-mails em todo o mundo, apontando uma reviravolta para o marketing: e-mails personalizados são ativos eficazes para impulsionar os negócios.
"Em um cenário de redução de investimentos em marketing digital devido a restrições orçamentárias e a ameaça de uma recessão iminente, o e-mail se destaca como um canal de marketing resiliente e sustentável. Mais do que uma alternativa, ele se apresenta como um poderoso meio para impulsionar os negócios", afirma Daniel Simões, General Manager da MoEngage LatAm. "Com alto retorno sobre o investimento (ROI), o e-mail marketing permite que as marcas enviem conteúdos personalizados com resultados imediatos e mensuráveis. É uma ferramenta ideal para o desenvolvimento de novas estratégias, conquista de participação de mercado e, quando necessário, para ajustar o rumo das operações".
Contra números não há argumentos. Ao analisar os dados provenientes de e-mails estrategicamente planejados e personalizados, a MoEngage observou resultados de grande impacto: aumento de até 13 vezes nas taxas de conversão, e 11 vezes mais crescimento na taxa de cliques por abertura. A cereja do bolo? As taxas de cancelamento de assinatura foram reduzidas em uma margem de 88%.
"As empresas precisam fazer um esforço extra para garantir que suas mensagens se destaquem entre centenas outras. Antes, os títulos e tópicos clickbait poderiam fazer esse trabalho, mas os consumidores estão cautelosos e exigentes e esperam que as marcas sejam mais honestas, estejam atentas e entendam seus interesses", comenta Daniel Simões, da MoEngage LatAm.
Personalização: a chave que abre portas para novos consumidores. Em um mundo saturado de e-mails, como se destacar e conquistar a atenção do seu público? Para a MoEngage, que alcança mensalmente 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, a chave de sucesso é a hiper personalização. Utilizando insights fornecidos pelo próprio usuário, a personalização se torna a base fundamental de uma estratégia de engajamento eficaz, permitindo que as marcas se comuniquem diretamente com seu público-alvo e atendam às necessidades específicas de cada consumidor.
Segundo Daniel Simões, os métodos tradicionais de personalização, que até então se limitavam a dados demográficos e um mero primeiro nome, não são mais suficientes. "Para realmente cativar o consumidor, é fundamental mergulhar fundo em seu perfil e entender seus desejos e necessidades, adotando estratégias avançadas de personalização", explica o executivo.
A MoEngage elenca três tipos de personalização de e-mail marketing, a seguir:
1. Personalização baseada em atributos
Envolve a identificação de atributos e dados demográficos que diferenciam cada consumidor e a criação de uma experiência personalizada que corresponda a esses atributos.
2. Personalização baseada em comportamento
Com essa abordagem, é possível personalizar os e-mails com base nas preferências individuais dos consumidores, ações, tendências de compra e comportamento geral.
3. Personalização baseada em jornada. Design flexível, múltiplas etapas da jornada do consumidor que enviam várias versões de mensagens em diferentes canais e em diferentes momentos com base no estágio do ciclo de vida do cliente.
"Bons resultados têm surgido a partir do entendimento de insights fornecidos pelos próprios consumidores. Eles dão dicas sobre interesses, comportamentos, estágio da jornada de consumo, preferências por produtos e intenção de compra, e outros. Para se destacar e ter sucesso com o e-mail, é preciso respeitar essas diretrizes e impactar de forma direcionada", aconselha Daniel Simões, da MoEngage LatAm.
Segmentação inteligente. Cada vez mais exigentes com a comunicação de marketing, os consumidores reagem negativamente a mensagens que são invasivas ou irrelevantes. Por isso, é essencial fazer a segmentação e agrupamento por categorias de acordo com seus comportamentos, preferências e tendências de compra. É necessário que as marcas reconheçam isso e ajam de acordo.
A reviravolta do e-mail marketing. Segundo a MoEngage, o e-mail marketing gera um ROI de 42 vezes, mesmo quando os consumidores recebem mensagens de várias empresas competindo por sua atenção. O e-mail possibilita um alcance instantâneo, em um local que favorece a interação voluntária com a marca. Isso aumenta a taxa de engajamento e mantém a satisfação do consumidor.
Atenção redobrada na jornada de compra. Ao serem adaptados à jornada do consumidor, os e-mails têm grande poder de engajamento. "Se um consumidor está prestes a fazer uma compra, enviar um e-mail anunciando um desconto faz todo sentido. Porém, se o contato do consumidor for com o suporte, o ideal são as mensagens que tranquilizam e informam o status da resolução do problema", observa Daniel Simões.
Cancelar sem insistir. É importante respeitar as preferências do consumidor e oferecer a opção de cancelamento de assinatura, com um botão “Cancelar inscrição” prontamente disponível. Neste caso, é muito útil enviar um e-mail informando a exclusão das informações dele do banco de dados e a descontinuidade de envios de comunicados da marca.
"O sucesso do engajamento do consumidor é ainda mais eficaz quando tem o suporte de uma plataforma que utiliza inteligência artificial e analisa as 'pegadas' que o consumidor deixa enquanto navega pela web ou visita a loja ou site da marca. Tentar adivinhar o que ele deseja, só vai aumentar as taxas de cancelamento, gerar desinteresse pela marca e, consequentemente, baixar as taxas de conversão", finaliza Daniel Simões, da MoEngage.
Sobre o relatório Benchmarks de E-mail Marketing
O estudo Benchmarks de E-mail Marketing 2023 foi desenvolvido pela MoEngage a partir da análise de 10,9 bilhões de e-mails enviados entre julho de 2022 e maio de 2023, abrangendo sete regiões principais: América do Norte, Europa, Oriente Médio e África, Índia, América Latina, Austrália e Sudeste Asiático. O relatório identifica as taxas de abertura de e-mail com base em dois setores principais: Compras e BFSI (bancos, fintechs, seguros e negócios de criptografia). Também foram analisadas as taxas de cliques por abertura (CTORs), de conversão, de entrega e de cancelamento de assinaturas.
Sobre a MoEngage
A MoEngage é uma plataforma de engajamento inspirado por insights gerados por Inteligência Artificial. Mais de 1200 marcas de consumo como Ally Financial, McAfee, Flipkart, Nestlé, T-Mobile, Travelodge e Empiricus utilizam a MoEngage para gerar engajamento e retenção de consumidores. Usada em 35 países com o objetivo de potencializar as jornadas de consumo digital, a MoEngage impacta a experiência de cerca de 1,2 bilhão de consumidores, globalmente, a cada mês. Para isso utiliza abordagem omnichannel: web, dispositivos móveis, e-mail, redes sociais e canais de mensagens. Para reter os consumidores, a plataforma capacita profissionais de marketing e proprietários de produtos para agirem a partir de insights de comportamento de consumo coletados em qualquer etapa da jornada de compra.
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