Guia inteligente de vendas: 4 dicas para vender mais na Black Friday e fidelizar o cliente para o Natal
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Especialista em varejo orienta como conquistar clientes e transformar o relacionamento com consumidores em algo que atravessa temporadas
Com a chegada da Black Friday, o mercado varejista deve estar preparado para atender a alta demanda. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data. Já uma pesquisa da Neotrust indica que a Black Friday deve ter um aumento de 12,6% nas vendas, em comparação com o ano passado. Por isso, essa pode ser uma boa oportunidade para os lojistas ampliarem a cartela de clientes e fidelizar os consumidores, adiantando-se para possíveis compras nas festas de final de ano.
“Um planejamento estratégico apropriado pode fidelizar o cliente para as próximas festividades, como Natal e Ano Novo, podendo se estender até mesmo ao ano de 2024. Por isso é necessário estar atento às novas tendências de consumo e buscar a personalização do material, valorizando a experiência do cliente e buscando essa relação duradoura”, explica William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Confira algumas dicas do especialista que podem fazer a diferença no varejo físico:
1. Ofereça vouchers
Os vouchers são vales/cupons com uma porcentagem de desconto sobre a venda. Eles podem impulsionar os resultados da loja rapidamente, pois engajam o cliente a fazer novas compras. Além disso, é de fácil implementação por parte da loja. “Durante o processo, é recomendável definir regras de uso e fazer uma lista de vouchers para auxiliar na organização. Uma dica é listar os produtos que não estão com bom volume de vendas e aplicar neles os cupons de descontos, para movimentar o estoque. Além disso, é uma estratégia segura para o varejo”, explica Santos.
2. Dê opções de meios de pagamento
É alta a adesão dos brasileiros aos meios de pagamentos mais práticos e rápidos disponíveis no mercado, como Pix e QR Codes. Em três anos, as transações de pessoas para empresas via Pix, por exemplo, subiram de 6% para 34%, de acordo com dados do Banco Central. Com o crescimento do interesse da clientela por esse tipo de pagamento é importante que as empresas estejam preparadas para atender ao perfil do consumidor e suas preferências de checkout. “Fornecer opções de pagamento variadas pode ser o elemento decisivo para a escolha do cliente pelo seu estabelecimento, já que ele também busca praticidade no dia a dia”, comenta o diretor.
3. Invista em cashback
Essa ideia pode atrair muitos consumidores. Diferente do desconto, o cashback é a retribuição oferecida ao consumidor que, após pagar o produto, recebe uma porcentagem de volta, seja em forma de saldo na loja ou programa de recompensa. “Ao ver que tem dinheiro disponível para gastar, o cliente se sente incentivado a fazer uma nova aquisição no estabelecimento. Essa solução pode impulsionar a recompra”, explica.
4. Treine a equipe
Uma boa experiência de compra pode ser a chave para conquistar a clientela. Por isso, o bom atendimento pode fazer a diferença em um mercado competitivo. “Realizar treinamentos de equipe nessa época do ano traz destaque para qualquer comércio perante a concorrência. Um time alinhado com as necessidades dos consumidores pode ser mais assertivo no relacionamento com a marca e, consequentemente, impulsionar as vendas. Outro fator importante é o uso adequado do ERP pelos vendedores, que auxilia a traçar estratégias para buscar um atendimento personalizado e eficaz conforme a demanda”, finaliza Santos.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Crocs, Petland, entre outros.
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