Tecnologia melhora a vida do RH e dos colaboradores
Nunca se falou tanto em Inteligência Artificial (IA) como em 2023. Fato é que a rápida evolução da tecnologia tem gerado inúmeros debates em relação a seu impacto direto no mercado de trabalho, afinal, há um grupo que teme que a IA substitua empregos, mas há outro que, de maneira otimista, acredita que ela ajude a tornar os colaboradores mais produtivas e, consequentemente, eficientes. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) a aplicação, nas empresas, de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, por exemplo, podem aumentar em até 14% a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho.
Marcello Amaro, CHRO da Portão 3, fintech líder em gestão de pagamentos corporativos para médias e grandes empresas da América Latina, acredita que as organizações que adotam tecnologias digitais têm maior probabilidade de oferecer benefícios que ajudam na atração e retenção de talentos. "A digitalização de uma empresa não se limita apenas a mudanças tecnológicas, ela implica uma transformação cultural que afeta diretamente a nossa forma de trabalho", explica.
Quando pensamos na área de recursos humanos, não podemos deixar de falar sobre como a IA ajuda a economizar tempo e recurso ao, por exemplo, filtrar e selecionar currículos e candidatos de maneira mais eficiente. E, como consequência, os profissionais de RH conseguem se dedicar a atividades mais estratégicas do dia a dia da empresa, como desenvolver talentos e auxiliar na implementação de programas que contribuam para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho não tóxico.
"Se preparar para um futuro onde a IA está cada vez mais presente exige o desenvolvimento de habilidades complementares, educação constante e uma postura adaptativa. A inteligência artificial tem o potencial de otimizar o trabalho humano, tornando-o mais eficiente e eficaz, desde que os profissionais estejam dispostos a colaborar com essa tecnologia em constante evolução", finaliza Amaro.
Caso tenha interesse na pauta, basta me avisar que eu faço a ponte para uma entrevista com o executivo.
Marcello Amaro
CHRO na Portão 3 com 15 anos de experiência nessa área, incluindo a implantação de projetos de outsourcing e insourcing, definição de processos, aquisição e estruturação de sistemas, formação de equipes, e passagens por empresas como Algar, grupo GPS e Calllink. Marcello também é especialista em Remuneração e Benefícios, com ênfase em aquisição e retenção de talentos.
Sobre Portão 3:
Criada no início de 2020, a Portão 3 desenvolveu uma tecnologia em nuvem capaz de reduzir em mais de 33% o tempo gasto com os processos de gestão de pagamentos e despesas corporativas, tornando mais rápido e fácil para as empresas controlar os gastos de seus colaboradores com viagens e mobilidade e dando mais autonomia para os funcionários quando estão em trânsito. Com a solução desenvolvida pela fintech, é possível fazer desde a reserva de viagens até a captura automática de notas fiscais e a emissão de relatórios em tempo real, simplificando o controle das despesas e cupons fiscais. Em 2023, recebeu o certificado de Most Loved Workplace®.
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