Inteligência Artificial (IA) nas empresas
Executivo da Softtek avalia os desafios e avanços da implementação da tecnologia IA nos negócios, e apresenta o FRIDA (Framework for Intelligent Digital Automation), plataforma de automação inteligente que combina RPA (Automação de Processos Robóticos) com IA (Inteligência Artificial) da multinacional
A Inteligência Artificial (IA) está cada dia mais presente nos ambientes corporativos, e tornou-se uma ferramenta indispensável para o sucesso da estratégia de um negócio, visto que modela cenários e proporciona novas oportunidades, além de aprimorar modelos já implementados.
No Brasil, 41% das empresas já utilizam alguma tecnologia IA, segundo levantamento realizado pela IBM.
Setores como a logística, o atendimento à clientes e vendas, áreas financeiras e contábeis, são apenas alguns dos que já se beneficiam com a tecnologia IA, e a tendência é que seu uso se expanda para todas as vertentes do negócio, no mais diversos setores.
Alguns dos benefícios da implementação da Inteligência Artificial são: melhoria da eficiência operacional, aumento da produtividade, melhoria na tomada de decisões, e redução de custos.
“A popularização da IA no mundo corporativo é resultado do avanço da transformação digital nas empresas, que possibilita maior conscientização e acesso às soluções tecnológicas. Mas, junto com a popularidade da tecnologia, há também um aumento do nível de exigência e a busca por soluções cada dia mais completas, que abarquem benefícios diversos para todas as frentes do negócio”, comenta Adriano Candido, Diretor de Digital Transformation na Softtek Brasil, multinacional mexicana líder no setor de TI na América Latina.
Apesar dos inúmeros benefícios, o processo de implementação de ferramentas de IA pode ser um verdadeiro desafio para as empresas. Isso porque ela demanda conhecimentos específicos, e a falta de experiência em IA pode levar a erros e problemas de segurança que impactam o negócio como um todo.
Além disso, é sabido que a implementação da IA pode ser um processo oneroso, já que além dos custos da tecnologia em si, é preciso investir no treinamento dos funcionários que irão lidar com ela.
Por isso, é recomendado buscar o auxílio de empresas especializadas e que contam com soluções robustas, que abarquem não somente a implementação, mas o gerenciamento das entregas com segurança.
“Sabemos que a implementação da IA pode ser desafiadora. Por isso, adotamos uma abordagem independente de ferramentas para implementar a automação de processos de negócios e TI, no qual gerenciamos efetivamente a entrega de serviços para obter o máximo de benefícios. Ao integrar resultados imediatos e mensuráveis com uma visão de longo prazo, alinhamos as soluções com as necessidades dos clientes e viabilizamos uma estratégia de transformação objetiva e inovadora”, explica Adriano.
Automação Inteligente
“Na Softtek, contamos com a FRIDA (Framework for Intelligent Digital Automation) uma plataforma de automação inteligente que combina RPA (Automação de Processos Robóticos) com IA (Inteligência Artificial). A solução auxilia na automação de tarefas repetitivas e na otimização de processos em ambientes de negócios, através de uma plataforma que incorpora diversas características de IA, com vantagens que vão além do aumento da produtividade por automações. Entre seus benefícios estão a eficiência operacional, a redução de erros, o aumento da produtividade, e a liberação de recursos para atividades mais estratégicas. Ademais, ela contribui para a agilidade nos processos e proporciona insights valiosos por meio da análise de dados”, comenta Adriano.
Além dos benefícios mencionados, a solução também oferece a capacidade de integrar-se a sistemas legados, proporcionando uma transição suave para a automação. Sua flexibilidade e adaptabilidade permitem que as empresas personalizem e automatizem processos específicos de acordo com suas necessidades. Isso não apenas impulsiona a eficiência, mas também promove uma rápida resposta às mudanças nas demandas do mercado.
A plataforma também se destaca na coleta e análise de dados, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. A inteligência artificial integrada permite a automação de tarefas mais complexas, contribuindo para uma transformação digital mais abrangente.
“A adoção do IA nas empresas é uma realidade e, por isso, é de extrema importância que as empresas implementem uma solução segura e completa, evitando possíveis impactos negativos em seus negócios. O FRIDA não apenas simplifica operações diárias, mas também se posiciona como uma ferramenta chave na busca por inovação e competitividade no cenário empresarial”, conclui o executivo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>