Corretores de seguros são os personagens principais na decisão de compra do cliente
A SulAmérica foi uma das seguradoras que teve um espaço reservado na na 5ª Jornada da Transformação realizada no último dia do Conec 2023, 7 de outubro. Para fechar com chave de ouro a participação da companhia no evento, diversos executivos foram convidados para falar mais sobre o movimento Onda Laranja e para apresentar insights de um levantamento inédito feito em setembro acerca da relevância dos corretores de seguros sob a ótica dos consumidores.
Ao se referir sobre a pesquisa, Solange Zaquem deixou bem claro que o resultado não foi nada imprevisível: só mostrou o que todos sabiam. “Nós, da SulAmérica, já sabíamos da resposta, mas nada melhor do que ter indicadores. Foi uma pesquisa bastante interessante porque diz que o corretor é o protagonista na decisão de compra do cliente.”.
O resultado final de toda a pesquisa levou em consideração seis perguntas que quase 1.500 beneficiários responderam. De acordo com o estudo, o melhor canal de interação entre cliente e corretor é o Whatsapp. Esta plataforma de mensagens instantâneas é bastante popular, mas, apesar disso, não anula a importância do corretor de seguros.
Diante da popularidade do aplicativo de mensagens entre as mais diversas pessoas, independente do gênero, idade e classe social, Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica, ressaltou que as novas plataformas não são perigosas aos principais canais de distribuição da seguradora: os corretores parceiros. “O digital não é uma ameaça. É uma oportunidade para utilizar no dia a dia. O digital é uma ferramenta, não substitui o que vocês [corretores] levam, a explicação…”, comentou o executivo.
Ainda com base nos dados coletados, 98% dos clientes que responderam a pesquisa entendem que o papel do corretor é muito importante depois da venda. Neste contexto, os parceiros costumam agir como consultores para acompanhar e informar sobre mudanças e novidades de determinado produto.
Adriana Lins, head comercial de São Paulo (SP), acredita que a pesquisa deixou bem explícito que o cliente espera que os parceiros das seguradoras sejam consultivos. Para ela, “o corretor de sucesso é aquele que sabe ouvir a necessidade do cliente.”, finaliza a executiva.
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