Alinhamento organizacional é fundamental em qualquer empresa
Luiz Muniz*
Durante mais de duas décadas ajudando as empresas no Brasil e no exterior a melhorarem seus resultados, fortalecendo em cada uma o sistema de gestão, um fato comum é observado: a quantidade de projetos iniciados é muito maior do que as atividades finalizadas. Costumo dizer que as empresas têm muita iniciativa, mas pouca “acabativa”.
Como existe um excesso de “produtização”, saber fazer melhor e motivar equipes deixou de ser a base do conhecimento para algumas empresas que passaram a se dar ao luxo de encarar sua gestão com simplismo. Precisa vender mais? É só ter um CRM. Precisa produzir mais? É só implantar Lean. Precisa bater meta? É só ter gestão a vista.
Supply Chain Management (SCM), Customer Relationship Management (CRM), Gestão à Vista, Indústria 4.0, Empoderamento, etc, são conceitos importantíssimos que envolvem a mudança de muitas das práticas internas, mas que são implantados de maneira aleatória. A provocação, por exemplo, é: se sua empresa vai implantar um novo ERP, qual resultado ele vai resolver? Se a resposta não estiver relacionada a uma meta, ou seja, objetivo + valor + prazo, como aumentar as vendas em X% até dezembro de 2023, ou reduzir o tempo de entrega em Y% até o Natal, digo que seus problemas e custos serão maiores após a implantação.
Muitos desses exemplos acontecem porque por mais arrojadas que sejam, as ações não são norteadas por um objetivo comum, ou até mesmo não são compartilhadas com todos. As equipes perdem a cadência da rotina.
Quantas vezes não encontramos situações em que as metas estabelecidas para as áreas geram uma lista enorme de tarefas, mas que, por não terem relação com o objetivo principal da empresa, todo o esforço e investimento se perdem. Isso sem contar casos onde não existem nem metas.
Como se todo esse desperdício não bastasse junto com a desmotivação causada na equipe, ao longo do tempo vai sendo criada a cultura da procrastinação. O senso de urgência se perde e tudo fica para depois, até que a chefia passe a interferir constantemente e sem planejamento, na operação.
Divulgar objetivos e garantir a compreensão de toda a equipe é o primeiro passo para que todo o esforço e recurso empregados alcancem o resultado esperado. É o caminho mais fácil e seguro para motivar a equipe, porque desafia cada uma a crescer enquanto ser humano e os tira da zona do tédio.
Isso é, começar e terminar... É fazer com que a rotina da área aconteça de forma mais estável e calma. É sinônimo de redução de gastos e aumento de vendas.
*É mestre em Estratégia de Operações e diretor da Telos Resultados
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