As principais dicas para criar um podcast de sucesso para empresas
Especialista e host do PandaCast, um dos maiores podcasts de empreendedorismo digital do país, dá dicas para começar o empreendimento
O Brasil é um dos países que mais consomem podcasts no mundo. Isso também é o que diz o relatório Data Reportal de 2023, que mapeou que 42.9% dos brasileiros escutam esse tipo de conteúdo de áudio pelo menos uma vez por semana. Para consolidar ainda mais a tendência, segundo pesquisa da eMarketer, até 2024, os podcasts terão alcançado meio bilhão de ouvintes. Diante desse cenário e das potencialidades dos conteúdos, que podem contar com os mais variados temas e propostas, várias empresas também decidiram adotar o podcast como maneira de se comunicarem com sua própria audiência - tornando esse formato de mídia bastante propício como ferramenta de marketing e branding.
Para Felipe Gomes, apresentador do PandaCast, o podcast da Cartpanda, “o cuidado com o conteúdo é tão importante quanto o cuidado com os aspectos técnicos. É interessante falar sobre a empresa, mas é necessário pautar-se por temas relevantes e que geram interesse do público para além do ambiente corporativo”, explica.
O próprio PandaCast é um desses cases de sucesso. Com mais de 50 entrevistados desde seu início em 2022, 30 mil ouvintes mensais no Spotify e no canal do YouTube, ele já se tornou uma das referências em conteúdo sobre empreendedorismo digital e dropshipping.
Pensando nisso, Felipe separou algumas dicas para aqueles que desejam investir na produção de conteúdo em suas empresas. Confira:
Além do marketing
Ter seu próprio espaço para a produção de conteúdo é uma boa oportunidade de construir uma relação mais próxima com o ouvinte que, mais tarde, pode se tornar um consumidor. Entretanto, para além da necessidade de vender um produto e fortalecer uma marca, também é necessário que a mídia proponha temas interessantes e discussões relevantes para o meio.
“Criar um conteúdo de qualidade é essencial para que os ouvintes entendam que a sua marca se preocupa em oferecer o melhor sempre - seja com propostas educativas ou bate-papos mais informais. Isso faz com que o conteúdo se torne relevante além da empresa e ultrapasse as barreiras de público”, destaca.
Profundidade
O especialista ainda explica que, nesse sentido, é importante entender o mercado e realizar esforços de pesquisa e aprofundamento nas discussões mais relevantes para o público-alvo. Assim, trazer bons convidados, questionamentos pertinentes e, principalmente, profundidade nas temáticas abordadas é essencial para o bom engajamento do material.
Em um mercado especialmente competitivo, já que, segundo dados do Ibope em 2021, o Brasil é o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts, investir em conteúdo relevante mais do que em promoções de marca é um passo para o sucesso.
Hardware
Para além das pautas, Felipe ainda destaca a necessidade de investir no podcast como produto. Além dos equipamentos ideais para a qualidade da gravação do áudio e, eventualmente, de imagens, também é necessário elaborar campanhas de divulgação para garantir a disseminação adequada do conteúdo.
“O mercado é bastante competitivo e, nesse sentido, é preciso que os ouvintes saibam como encontrar o seu podcast dentro das plataformas”, explica o host, “isso só é possível quando investimos nessas mídias como produtos oferecidos à uma base de potenciais clientes - aplicando à elas todo o cuidado na apuração e na divulgação quanto possível”, conclui.
Sobre a Cartpanda
A Cartpanda é uma startup que nasceu em 2020 com o foco de atender empreendedores que atuam com e-commerce e oferece uma solução completa para a criação e gerenciamento de lojas virtuais, também auxiliando os lojistas nas vendas ao fornecer a melhor experiência de compras. A empresa foi criada por Lucas Castellani e lançou recentemente ao mercado sua tecnologia de pagamento própria, o Cartpanda Pay, além de oferecer planos de recompensas exclusivos para seus clientes. Em 2022, a empresa obteve um crescimento em faturamento de mais de 300%, com expectativa ainda maior para 2023. Em seu portfólio, possui clientes como: Pantys, Zissou, entre outros.
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