Benefícios voltados à educação corporativa são relevantes para 97% das pessoas, mas empresas ainda não investem o suficiente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Escarminio

Segundo pesquisa encomendada pela Unico, investimentos em educação são mais desejados por trabalhadores em indústrias, atrás apenas de alimentação e saúde

O aprendizado pela experiência prática é sempre muito relevante na carreira e na busca por melhores oportunidades no mercado. Mas o diploma do ensino superior e mesmo especializações ainda são muito valorizados por profissionais e empresas. Contudo, o Mapa do Ensino Superior no Brasil de 2023, feito pelo Semesp – órgão que representa as entidades de ensino superior privado - comprova que essas conquistas educacionais ainda são um sonho muito distante para grande parte dos brasileiros. Pelos dados, menos de 30% dos alunos que entraram na universidade em 2017 concluíram seu curso. O principal motivo dessa evasão, segundo o estudo, é econômico.

A taxa de inadimplência no ensino superior no Brasil também cresceu, atingindo 30,2% em 2022, segundo pesquisa da empresa Linx. O índice é o maior desde 2019. Na sequência, os cursos livres, técnicos e profissionalizantes seguem com 26,12% de inadimplência. Sendo o Brasil um dos países com menor renda per capta do mundo, ocupando a 85ª posição, percebe-se que essa realidade de equilibrar renda e educação é ainda mais desafiadora. Para se ter uma ideia, a educação é o sexto maior gasto das famílias brasileiras, comprometendo cerca de 5,4% da renda, conforme dados do IBGE.

Na trajetória de muitos profissionais, acabam sendo as empresas as principais responsáveis pela oferta de cursos técnicos e outros voltados à qualificação de colaboradores. Segundo pesquisa da MindMiners, a pedido da Unico - empresa especializada em identidade digital -, o auxílio educação aparece como o 2º benefício mais desejado, principalmente por aqueles que trabalham em indústrias, atrás apenas de benefícios que atendam necessidades básicas como alimentação e saúde.

Pensando em ampliar o acesso e estimular mais empresas a investirem em educação e no aprimoramento de seus colaboradores, a Unico oferece um benefício educacional que reúne as principais instituições de ensino. Trata-se do Unico Skill, que permite aos colaboradores o acesso ilimitado aos mais diversos cursos por meio de uma mensalidade fixa paga pela empresa.

“O país investe cerca de 4,5% do seu PIB em educação. Ainda assim, há uma grande pressão por parte de empresas e empregados quanto à necessidade de qualificação e o consequente autofinanciamento em relação aos estudos. Diante desse cenário, temos como meta fazer com que as empresas gastem melhor seus orçamentos de Treinamento e Desenvolvimento, através do Unico Skill, impulsionando também o avanço dos índices da educação do próprio país", explica Silvia Andrade, Diretora Comercial e de Marketing na Unico.

A plataforma Unico Skill conta hoje com mais de 6.000 cursos de mais de 180 instituições renomadas, como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Instituto de Administração (FIA), PUC/PR, Wizard, Wise Up, Conquer, Udemy, entre outras, e foi adotada por clientes como Ifood, Reclame Aqui, Nestlé, Heineken, Vivo, Dafiti, Flash e outros. A solução integra o ecossistema de soluções da Unico para o RH, que também conta com o Unico People, a solução que simplifica a relação entre RH e colaboradores por meio da admissão digital, gestão e assinatura eletrônica de documentos com captura biométrica.

"No caso da Unico Skill, a nossa inspiração para o modelo de negócio veio do sistema de planos de saúde. Hoje, 78% dos brasileiros possuem um plano de saúde e conseguem o benefício graças à empresa que os subsidia. E é isso que pretendemos no caso do benefício educacional. Queremos gerar impacto e elevar o PIB da educação em 5 vezes, assim como os planos fizeram no setor de saúde anos atrás”, complementa a Diretora.

Com mais de 50 mil colaboradores utilizando a plataforma, a Unico Skill deve movimentar mais de R$ 200 milhões por mês em experiências educacionais até o final de 2023, e a Unico espera um crescimento de 700% neste segundo semestre.

“Essa é uma oportunidade de empresas olharem, de fato, para a educação. O Unico Skill permite ao funcionário ter a liberdade de escolher os conhecimentos que quer, sem custos para ele, tendo acesso a cursos relevantes, derrubando barreiras e deixando-o à vontade para realizar o sonho de ingressar em uma graduação, por exemplo. Ao dar múltiplas escolhas ao colaborador, as empresas se distanciam de seus concorrentes e reforçam cada vez mais a agenda ESG e a própria gestão de suas marcas empregadoras com uma abordagem inovadora e que agrega valor a todos os envolvidos”, conclui Silvia.

Sobre a Unico

A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. Tornou-se um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina em 2022. A companhia desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica, que foi reconhecida com o prêmio Top of Mind de RH. Está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Em 2022, a Unico foi nomeada como uma das empresas privadas mais promissoras do ano pela 5ª Edição do Ranking Anual Fintech 250 da CB Insights e entrou no Ranking Exame Negócios em Expansão, que reconhece as empresas brasileiras que mais cresceram no último ano. A Unico é associada ao Fórum Econômico Mundial, integra o Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital e, em 2023, passou a ser signatária do Pacto Global da ONU, iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania.