Além dos números: o valor da responsabilidade social corporativa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Bernardino

Foto: Mahnic Operadora Logística Foto: Mahnic Operadora Logística

Empresária fala sobre integração e empatia no ambiente de trabalho

A busca pela inclusão e o apoio a causas sociais têm se tornado cada vez mais relevantes e fundamentais no contexto corporativo. A importância da diversidade nas empresas tem ultrapassado questões legais e regulatórias e vem tornando-se uma necessidade essencial para uma cultura organizacional sólida, eficiente e com valores atuais.

Quando o assunto é promover um ambiente coorporativo que valoriza a pluralidade e a representatividade, existem empresas mais empenhadas que outras, mas de fato quem se coloca à disposição para abraçar o nem tão novo conceito alcança resultados financeiros maiores em longo prazo.

Nesse assunto, diversos setores como o de transporte de cargas, categorizado anteriormente como “conservador”, têm se mostrado muito abertos ao novo momento mais consciente da sociedade. Empresas como a Mahnic Operadora Logística, companhia de origem familiar que está no mercado de transportes de carga há mais de 50 anos, se vê hoje também liderando esse caminho de clareza sobre as necessidades e responsabilidades coorporativas no setor.

A transportadora vem adotando políticas inovadoras e participando de projetos que se alinham com esses valores, como o Vez&Voz, que busca o empoderamento e a visibilidade feminina no setor de transporte. Além disso, realiza também iniciativas de apoio a campanhas de marketing nacional sobre conscientização de saúde e de deficiências por meio de adesivos personalizados nos caminhões e informativos distribuídos pelos motoristas durante seus trajetos nas estradas.

Tais iniciativas não apenas destacam a necessidade de inclusão, mas também demonstram benefícios que essas atitudes podem trazer para o setor e para a sociedade como um todo.

A executiva Ludymila Mahnic, COO da Mahnic Operadora Logística, afirma que busca alinhar tais valores incentivando e criando abordagens voltadas para a diversidade e para a inclusão durante sua gestão. Ela acredita que a fusão de diferentes pessoas com diferentes vivências e pontos de vista, por exemplo, é fundamental para agregar valor e melhorar a convivência no ambiente de trabalho. Tratar dessas questões em um setor muitas vezes visto como não pertencente para lideranças femininas tem sido o foco para a executiva.

Como mulher, e estando em um cargo de liderança dentro do setor de transporte de cargas, Ludymila tem buscado aplicar esses princípios em sua equipe, reconhecendo a importância de um tempo diversificado e representativo para aprimorar a eficiência e a produtividade da organização, além da consciência no ambiente de trabalho. Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelou que a maior parte das empresas brasileiras está preocupada em ampliar a diversidade entre seus colaboradores, pois 67% deles declararam deixar uma empresa se ela não promover uma cultura inclusiva, o que mostra que esse movimento de mudança no comportamento e na necessidade da sociedade atual reflete também nas escolhas coorporativas.

Ludymila compartilha sua visão sobre a importância da diversidade e inclusão nas empresas, destacando que a representatividade deve refletir a da população em que a empresa está inserida. “Ter essa fusão permite que a empresa se torne mais plural e democrática. O resultado dessa mistura traz benefícios tanto para toda a organização quanto para os colaboradores."

A empresária enfatiza que a diversidade proporciona experiências únicas, ampliando a criatividade e incentivando soluções para atender clientes diversos: “Ter acesso a diferentes pontos de vista e ouvir opiniões diversas ajuda a ‘pensar fora da caixa’ e a ampliar a criatividade”. Ela conclui: “As equipes de trabalho começam a desenvolver soluções diferentes para atender os clientes, os quais, assim como elas, também são diversos”.

A rotina de trabalho também acaba mudando, com sugestões que agregam valor às atividades, tornando a realização das tarefas previstas mais produtivas e agradáveis.

Ludymila também destaca o compromisso de sua empresa com a conscientização sobre o autismo, realizando campanhas internas e externas para esclarecer sobre o espectro e como apoiar as pessoas que vivem com ele. “O objetivo sempre foi fornecer informações sobre como entender e apoiar as pessoas que vivem com essa condição. Temos um motorista que tem um filho autista, e sei o quanto é importante oferecer apoio e normalizar a condição por meio da conscientização.” Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1% da população mundial tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ludymila finaliza: “Nós destacamos o acolhimento e o respeito a todas as diversidades dentro e fora do nosso ambiente coorporativo. Faz parte dos nossos valores e preceitos da cultura organizacional e deve ser aceito e seguido por todos”. Segundo estudo do Great Place to Work (GPTW), empresas que se destacam em práticas de inclusão têm um crescimento médio de 8,3% na receita anual. Em contraste, as empresas que não priorizam essas práticas apresentam um crescimento médio de 4,3%.

O investimento em responsabilidade social se mostrou relevante e atrativo. Construir uma marca mais forte e equipes mais unidas por meio de campanhas, de projetos e de uma postura ativa promove um ambiente corporativo mais acolhedor e produtivo.

Sobre Ludymila Mahnic:

Ludymila Mahnic é diretora operacional da Mahnic Operadora Logística, empresa que tem 50 anos de tradição no setor de transportes e referência na região de Goiás. Formada em administração, pós-graduada em gestão de pessoas e marketing com MBA em logística, supply chain e transportes.