Aliant lança aplicação automatizada de análise de integridade para RH

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela

Aliant lança aplicação automatizada de análise de integridade para RH

Sob a bandeira “Bons profissionais vão além do currículo”, empresa propõe novo pilar no processo de recrutamento e seleção: a análise do perfil ético do candidato, que pode ser feita com aplicação integrada às plataformas de ATS

Hoje, os processos de recrutamento e seleção disponibilizados por plataformas de ATS (Application Tracking System), ou seja, softwares de gestão para o ranqueamento de pessoas em processos seletivos, analisam três pilares para uma contratação: conhecimentos, experiências e competências. Mas, diante do movimento de maior atenção das empresas no que tange a comportamentos antiéticos, a Aliant, empresa especializada em soluções completas para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG, que faz parte da holding ICTS, propõe um quarto indicador, o de integridade.

Para apoiar a análise desse novo indicador, a empresa está lançando uma aplicação que executa testes automatizados de integridade durante o processo de análise dos candidatos, baseado na experiência de quase 100 mil testes e entrevistas já realizados no Brasil e no exterior.

A ferramenta, que se conecta a plataformas como a da Gupy, adiciona esse quarto pilar, fornecendo testes on-line sobre questões como assédio, vazamento de dados sigilosos e atos antiéticos. Ao analisarem esse indicador, as empresas passam a ter informações valiosas sobre o perfil ético dos candidatos e, assim, podem atuar na prevenção sobre a contratação de profissionais que, apesar de apresentarem uma relevante competência, podem trazer problemas complexos, como perdas financeiras e reputacionais.

Analisando os problemas de fraudes nas empresas, por exemplo, estima-se que as organizações perdem aproximadamente 5% de sua receita anual, ou seja, US$ 3,6 bilhões, em decorrência de irregularidades cometidas por profissionais e gestores, de acordo com a 12ª Edição/2022 do “Relatório das Nações – Estudo global” da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners / Associação de Examinadores Certificados de Fraudes.

Outro dado que comprova a importância do pilar de integridade para Recrutamento & Seleção são os resultados da maior pesquisa sobre denúncias corporativas na América Latina, realizada pela Aliant. Segundo o estudo, em 2022, os desvios de comportamento e práticas abusivas, como assédios moral e sexual, discriminação e agressões físicas, representou 54% de denúncias nos canais de acolhimento, ou seja, 82 mil relatos. Somente os casos de práticas abusivas representaram 29% das denúncias, porém, os casos de assédio moral e sexual seguem crescendo e registraram aumento de 13%.

De acordo com Mauricio Fiss, diretor executivo da Aliant, profissionais que cometem esses tipos de crime possuem comportamentos de risco que podem ser mapeados previamente pelo teste de integridade automatizado. “A metodologia possibilita conhecer a visão de mundo do candidato sobre situações que são consideradas dilemas éticos corporativos. Isso torna os processos seletivos mais assertivos e seguros, além de ajudar a evitar fraudes, turnover, assédio moral e sexual e outras vulnerabilidades”, explica Fiss.

Ao todo, o teste de integridade tem duração de aproximadamente 30 minutos e é composto por 90 questões que avaliam o quão flexível o candidato é em relação a dez tipos de indicadores: Transparência, Percepção Moral, Tratamento de Informações Confidenciais, Assédio Moral e Sexual, Pagamento e Recebimento Ilícitos, Apropriação Indébita, Conivência com Atos Antiéticos, Atitude frente a erros, Gratificações indevidas e Não Conformidade com procedimentos.

O resultado do teste é apresentado de forma rápida e organizada, tornando-se um filtro no processo seletivo para que sejam selecionados apenas os colaboradores mais alinhados aos valores das empresas. “Vamos além da análise sobre uma pessoa cumprir ou não uma lei, oferecemos um olhar aprofundado sobre a percepção moral dos candidatos que irão compor o quadro de colaboradores para que as empresas sejam mais responsáveis e façam melhores escolhas”, finaliza Fiss.

*Mauricio Fiss, diretor executivo da Aliant.

Sobre a Aliant

A Aliant oferece soluções completas para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG. Com escopo abrangente e abordagem descomplicada, auxilia seus clientes nas áreas de governança, riscos, compliance, privacidade e ESG, por meio de canais de relatos para acolhimento de denúncias e incidentes, sistemas de gestão de compliance e continuidade de negócios, diligências e monitoramento de colaboradores, clientes e parceiros, além de programas de engajamento e aprendizagem organizacional.

Combinando a inteligência artificial com a humana e enfoque preventivo e preditivo, a Aliant é uma aliada estratégica para mais de 1.000 empresas e grupos econômicos de diferentes portes e segmentos, presentes no Brasil e no exterior.