5 ideias para empresas debaterem o Setembro Amarelo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luan Martendal

5 ideias para empresas debaterem o Setembro Amarelo

Healthtech Guia da Alma traz dicas para empresas incentivarem a busca por melhorias na saúde mental e que tornem efetivas as ações para o ano todo no local de trabalho

A prevenção ao suicídio não é uma questão de ordem pessoal, mas um debate de saúde pública que exige a atenção dos meios corporativo e social, que rodeiam grande parte das pessoas em situação de vulnerabilidade e podem ajudar a preservar vidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 700 mil pessoas tiram suas vidas por ano no mundo e, para cada uma dessas mortes, outras 20 vidas são impactadas com tentativas ou pensamentos suicidas.

Rodrigo Roncaglio, CEO da Guia da Alma, solução completa de saúde mental para pessoas e empresas, aponta que os números são um sério indicador que faz com que as ações e os programas de prevenção sejam necessários e, se possível, se transformem em uma cultura permanente nas organizações.

“A saúde mental segue sendo um tema restrito no local de trabalho, mas os dados mostram que buscar alternativas para tornar a rotina dos trabalhadores mais saudáveis traz impacto positivo para as pessoas e para as empresas. A prevenção ao suícidio faz parte dessa abordagem e deve ser observada não apenas no Setembro Amarelo, mas o ano todo. Segundo a OMS, 90% dos casos de suícidio podem ser evitados, então é preciso falar sobre suícidio para que o tema deixe de ser tabu e a sociedade possa ajudar a salvar mais pessoas”, destaca.

De acordo com o executivo, com a crescente importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a campanha Setembro Amarelo nas empresas oferece uma oportunidade valiosa para as empresas promoverem ações que valorizem a vida e fortaleçam o bem-estar emocional dos colaboradores. Confira 5 ideias de ações que as empresas podem adotar no Setembro Amarelo de 2023:

1. Promova ações sociais

Fazer com que as pessoas se engajem em interações sociais pode ser uma maneira inteligente e efetiva para estimular os colaboradores a buscarem formas de cuidar da saúde mental e ajudar outras pessoas da comunidade. Algumas sugestões são implementar parceria com ONGs e instituições que apoiem projetos voltados para a prevenção do suicídio; participar de campanhas de arrecadação voluntária de fundos destinados a instituições de apoio e tratamento em saúde mental; estimular o voluntariado em comunidades carentes; criar materiais informativos e campanhas de sensibilização, eventos culturais e artisticos ou publicações nas redes sociais sobre o cuidado com a saúde mental; e implantar programas internos de apoio e aconselhamento para colaboradores que precisem de suporte emocional.

2. Crie atividades online

Para as empresas com equipes remotas ou híbridas, ou até mesmo presenciais com diferentes sedes, a dica é adaptar as ações do Setembro Amarelo para o ambiente virtual. Alguns caminhos são a apresentação de webinars e palestras online sobre o tema. Criar grupos de apoio e campanha de compartilhamento de histórias que incentivem os colaboradores a falarem sobre suas vivências e desafios de saúde mental, de forma voluntária, pode ajudar a desmistificar o tema e gerar empatia. Sessões de meditação, terapia ou relaxamento, momentos de descompressão e desafios de bem-estar também são boas maneiras de tratar o assunto de forma leve e participativa.

3. Espalhe frases e mensagens do Setembro Amarelo na empresa

Apostar em frases motivacionais e de valorização à vida podem ser boas ferramentas para promover a data e conscientizar o time sobre a prevenção do suícidio, dentro do ambiente físico das empresas. Caso o ambiente seja híbrido ou remoto, estimule a equipe a utilizar elementos amarelos em suas estações de trabalho em casa e, nas comunicações digitais, utilize banners e cartazes de apoio à campanha e à saúde mental. Dois exemplos de frases que podem ser usadas: “Neste Setembro Amarelo, vamos juntos desfazer tabus e valorizar a vida, mostrando que não estamos sozinhos em nossas lutas.” ou “Sua saúde mental importa! Não hesite em buscar ajuda e compartilhar suas emoções. Estamos aqui para apoiar você.”.

4. Invista em palestras

Palestras com destaque para o Setembro Amarelo são uma ótima forma de promover a informação e a prevenção de forma coletiva. A palestra pode acontecer ao vivo ou online com profissionais da área de saúde. A Guia da Alma lista alguns exemplos de temáticas, como Valorização da Vida; Síndrome de Burnout; Inteligência Emocional no Trabalho; Depressão no trabalho; Saúde mental no home office, entre outras.

5. Faça um Kit do Setembro Amarelo e use o endomarketing

Um debate sobre a temática pode ser interessante, principalmente através de conteúdos educativos e ações de endomarketing de Setembro Amarelo que foquem em conscientizar sobre como pedir ajuda. Uma ação bem interessante é a criação de uma cartilha e materiais que possam ser compartilhados ou entregues entre os colaboradores.