Brasil,

Uma luz bem no fim do túnel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Granato Valin Franco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada pelo Fórum de Segurança Pública no começo deste mês, mostra que em 2022 tivemos uma redução de 2,4% no número de mortes violentas no Brasil, em relação ao ano anterior. É um dado que precisa ser comemorado, pois aponta uma luz no fim do túnel. Entretanto, esse percurso ainda é muito longo e tortuoso para sairmos do buraco onde ainda estamos.

Apesar da melhora, ainda temos 47.398 vítimas de assassinato no ano passado. Em uma conta simples, chegamos a mais de cinco mortes por hora causadas por violência em nosso país. No total, 76,5% delas foram cometidas com o uso de arma de fogo.

São números muito altos, se comparados com os dos países mais desenvolvidos. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, que enfrentam uma grande crise de segurança pelo crescimento dos índices de violência, foram pouco mais de 20 mil homicídios em 2021, o dado mais recente divulgado pelo FBI. A taxa deles é de 6,9 por 100 mil habitantes, enquanto a nossa bate os 23,3.

Por isso, é preciso destacar reduções em alguns indicadores, que já vinham ocorrendo desde 2020, pois no ano passado foram poupadas 937 vidas, na confrontação com os dados da edição anterior do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicada em 2022. Entretanto, é necessário analisar profundamente também como podemos salvar ainda mais pessoas.

Os números do anuário publicado neste mês apontam os grupos da população mais expostos a essa criminalidade. Entre os afetados, 91,4% são homens, 76,5%, negros, e 50,2% integram a faixa etária entre 12 e 29 anos. Esse é o perfil da população que merece atenção das políticas públicas. Por que essas camadas do povo brasileiro hoje são os principais alvos? O que pode ser feito para mudar esse quadro em 2023 e nos próximos anos?

É necessário pensar em estratégias de curto, médio e longo prazo para atacar o problema e diminuir o risco que estes homens, negros e jovens sofrem todos os dias. Estamos falando de uma população mais carente em sua maioria, que precisa da ajuda do Estado para fugir da criminalidade. Educação, moradia, saúde devem estar no foco para gerar oportunidades para essa faixa menos favorecida. Esse ciclo virtuoso impacta diretamente na diminuição da violência.

Somente assim poderemos comemorar de forma completa as estatísticas de segurança do nosso país, sem seguir chorando pelas suas vítimas.

** Marco Antônio Barbosa é especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil. Possui mestrado em Administração de Empresas, MBA em Finanças e diversas pós-graduações nas áreas de marketing e negócios.

Sobre a CAME do Brasil

Presente no Brasil desde 2010, com sede em Indaiatuba/SP, o Grupo CAME é uma empresa de origem italiana com mais de 50 anos no mercado e líder mundial em produtos para automação de acesso, com certificações ISO 9001 e ISO 14001. A empresa dedica-se à excelência em equipamentos e assistência técnica de alta qualidade, inovação e performance no segmento de controle de acesso e segurança, desenvolvendo projetos customizados para clientes de diferentes segmentos de mercado. Com filiais em 20 países e mais de 480 distribuidores exclusivos no mundo todo, a CAME controla 7 empresas produtivas (CAME Cancelli Automatici, BPT Sistemas de automação residencial e industrial, Urbaco, Parkare, Go, Nepos), além da CAME Service Itália, especializada em assistência aos clientes. Veja mais no site da Came do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar