Sinergia entre pessoas, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento em equipe: o poder da integração de colaboradores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Higor Gonçalves

pixabay pixabay

Startup de meios de pagamento para frotas TruckPag investe continuamente na experiência do time promovendo evento interno a cada 30 dias

Quando bem conduzido, um processo de recepção e integração de novos colaboradores pode aumentar em até 82% a permanência deles na empresa, elevando em até 70% os índices de produtividade. Os números compõem um levantamento realizado pela plataforma de recrutamento Glassdoor. É fato: criar um ambiente em que as pessoas se sintam protagonistas, de modo que possam expressar os seus potenciais mais genuínos é um desafio comum a quase todas as empresas, independente do setor de atuação. É o desafio também da startup de meios de pagamento para frotas TruckPag, de Cascavel (PR), que, ao contrário de algumas empresas com DNA de tecnologia e modelos de negócios escaláveis, repetíveis e inovadores, enxerga na “provocação” um estímulo real.

Em “resposta” a ele, a empresa investe pesado na integração dos colaboradores não apenas quando contrata, mas sobretudo na inclusão contínua dos integrantes da equipe. Ou, do “time”, como a própria startup prefere chamar. A empresa acredita que a integração constante é essencial. Um bom exemplo da crença é o TruckPag 4.0, idealizado com o intuito de promover a sinergia entre as pessoas, o intercâmbio de conhecimento, o desenvolvimento em equipe, e, como ninguém é de ferro, bons momentos de descontração também.

Acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, na sede da empresa, reunindo presencialmente e de forma remota os mais de cem profissionais contratados pela startup. Seja de modo físico ou online, o time completo da startup marca presença no evento interno, que possui três pilares: integração, aprendizado e diversão. O foco é a experiência do colaborador. Durante o TruckPag 4.0, os setores realizam apresentações para que toda a empresa troque informações, conhecimentos e saiba o que acontece em cada área. No evento interno, também acontecem dinâmicas variadas com a participação ativa dos integrantes da equipe, além de palestras com profissionais convidados de outras empresas.

Um dos momentos mais aguardados a cada 30 dias é o “Pergunte ao Kassio”, em que o time faz perguntas ao CEO da TruckPag, Kassio Seefeld. A interação descontraída tem a finalidade de promover um ambiente aberto ao diálogo, no qual os colaboradores têm espaço para compartilhar as suas dúvidas, ideias e também sugestões, visando otimizar e qualificar os processos internos. Tudo por meio de uma comunicação direta, aberta e descontraída com o líder executivo da empresa.

“A ideia é promover a sinergia entre os times, fortalecer o espírito de equipe e criar laços de fraternidade entre as pessoas, que são o nosso maior patrimônio. A paixão pelas pessoas, a confiança plena uns nos outros, a ousadia para inovar e a capacidade para transformar estão no nosso DNA. O TruckPag 4.0 é a ‘liga’ que une tudo. Uma oportunidade única de integração, aprendizado e celebração”, destaca Kassio Seefeld.

O investimento em integração é mensurado na prática. E um dos principais indicadores é a qualidade do atendimento ao cliente prestado pela equipe de suporte. “Em abril deste ano, realizamos 6.928 atendimentos. Todos prestados pelo time de suporte. Exatos 99,3% dos chamados foram respondidos em menos de cinco minutos. Os números validam a eficiência do atendimento humano. Aliás, o mesmo tratamento humanizado ‘pra fora’ também é aplicado internamente, junto ao próprio time. Acredito de verdade que a cultura de valorização e investimento em pessoas, para fora e para dentro, tem sido um dos pilares do nosso êxito”, conclui Kassio Seefeld.

TruckPag - Startup de meios de pagamento para frotas, a TruckPag surgiu com o propósito de construir uma nova forma de gestão de abastecimento, tornando o consumo de diesel mais econômico, rentável, transparente, seguro e simples. Situada em Cascavel, no Paraná, a empresa conta com 109 colaboradores em seus quadros, e três produtos principais no portfólio: Cartão TruckPag, para controle e gestão de abastecimento de combustível e demais itens de manutenção veicular; TruckPag Bank, banco digital do transportador, que conta com soluções como o Cartão Despesa (voltado a despesas do motorista na estrada); CIOTPag, solução gratuita para emissão do Código Identificador de Operações de Transporte (CIOT); além da PagPedágio, voltada para o pagamento de passagens de pedágio nas estradas de todo o território nacional.