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Cinco dicas de networking para impulsionar os negócios

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Especialista ensina a usar o networking como uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas

Networking é a arte de construir e manter relacionamentos profissionais que podem trazer benefícios mútuos para você, seus parceiros, clientes e toda sua rede de contatos. “Praticar essa habilidade permite ampliar as oportunidades de negócios, gerar e receber indicações de clientes, e aumentar a visibilidade da sua marca no mercado”, explica Kalil Lucena, especialista em networking e sócio fundador da Rede Kai, comunidade com cerca de 100 empresários que promove networking com propósito e já movimentou mais de R$ 20 milhões em negócios entre os seus integrantes.

Mas como fazer networking de forma efetiva? Manter o contato e cultivar a confiança e a credibilidade da sua rede de contatos é fundamental. Para facilitar, o especialista traz dicas valiosas para esta construção de relacionamentos que sejam significativos e que promovam o crescimento dos negócios com a prática do networking. Confira:

- Defina seus objetivos e seu público-alvo

Antes de sair por aí trocando cartões e adicionando contatos, é preciso ter clareza sobre o que você quer alcançar com o seu networking e quem são as pessoas que podem te ajudar nessa jornada. É relevante se conectar com empresários, gestores, influenciadores e profissionais da sua área e de outras relacionadas que tenham interesse ou necessidade dos seus serviços.

- Participe de eventos e comunidades relevantes

Uma das formas mais eficientes de fazer networking é participar de eventos e redes que reúnem pessoas com interesses e objetivos similares aos seus. Seja por meio uma palestra, um workshop, um congresso e um grupo. O importante é escolher aqueles que tenham relação ou interesse em seu nicho de atuação e que ofereçam oportunidades de interação e aprendizado.

- Seja proativo e gentil

Não adianta ir a um evento ou fazer parte de uma rede se você ficar isolado ou esperando que as pessoas venham até você. Você precisa ser proativo e gentil, iniciando conversas, fazendo perguntas, oferecendo ajuda, elogiando, agradecendo, etc. Lembre-se de que o networking é uma via de mão dupla, ou seja, você precisa dar antes de receber. Mostre interesse genuíno pelas pessoas, ouça com atenção, compartilhe conhecimento e experiências, mas sem ser invasivo ou arrogante.

- Mantenha o contato e agregue valor

Depois de conhecer alguém que pode ser um potencial cliente ou parceiro, não deixe o contato esfriar. Envie uma mensagem agradecendo pela conversa, faça um comentário sobre algo que vocês falaram, compartilhe um conteúdo relevante, convide para outro evento, etc. O objetivo é manter o relacionamento ativo e agregar valor para a pessoa, mostrando que você se importa com ela e que pode contribuir para o seu sucesso.

- Aproveite as oportunidades de negócio

Por fim, depois de construir uma rede de contatos sólida e confiável, é hora de aproveitar as oportunidades de negócio que podem surgir. Pode ser uma indicação, uma recomendação, uma proposta, uma parceria, etc. O importante é estar atento às necessidades e aos desafios das pessoas com quem você se relaciona e oferecer soluções adequadas para elas. Assim, você pode fechar negócios e conquistar mais clientes com o poder do networking.

Investir positivamente para o desenvolvimento do networking em um negócio trará maior visibilidade no mercado e mais resultados à empresa. “Não se pode perder o foco em ampliar a rede de contatos e fortalecer ainda mais a relação de confiança com os amigos e parceiros de negócios para melhorar o seu relacionamento empresarial”, conclui Lucena.

Sobre a Rede Kai - Networking com Propósito

Fundada em setembro de 2020 por três empresários - Kalil Lucena, Fabiano Fernandes e Vinicius Damasceno - a Rede Kai é uma comunidade de empreendedores que acreditam no desenvolvimento coletivo por meio da colaboração e que trabalham com base na construção de relacionamentos que tragam resultados efetivos para o crescimento das pessoas e colaborar com os resultados das empresas.


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