Segmentação de clientes impulsiona resultados financeiros
Especialista em inovação tecnológica explica como a segmentação de clientes e a criação de marketing personalizado podem alavancar os resultados financeiros das empresas
De acordo com dados da pesquisa da CX Trends 2023, o percentual de gestores que afirmam que uma personalização maior de experiências pode gerar mais retenção de clientes é de 77% e ao menos 66% acreditam que ela pode reduzir os curtos de aquisição. A aplicação da inteligência de dados para personalização é um processo que pode facilitar a prospecção de informações relevantes a respeito do consumidor. No entanto, a aplicação da coleta e análise de dados em estratégias de marketing ainda é pouco explorada no meio corporativo.
Uma outra pesquisa intitulada Tendências em Tecnologia, realizada pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, apontou que somente 5% das empresas usam inteligência de dados para potencializar os resultados de seus negócios. O levantamento também indicou que mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que as empresas enfrentam dificuldades para implementar esse tipo de tecnologia.
A análise de dados de clientes possibilita que as marcas conheçam melhor seus consumidores, podendo, dessa forma, criar campanhas de marketing personalizadas. “A personalização de clientes em campanhas de marketing é uma estratégia altamente eficaz para criar conexões mais significativas com os consumidores”, avalia Victoria Pimentel Nassif, jovem especialista em inovação tecnológica com programação de inteligência artificial e integração do uso de ferramentas de business intelligence, que também recebeu prêmios internacionais por arquitetar ferramentas de Business Intelligence.
Segmentação de clientes e experiências personalizadas
Nassif explica que, por meio da análise avançada de dados, as empresas podem segmentar os clientes por categoria, adotando critérios como comportamento, preferências e demografia. “Com base nesses dados, as empresas podem compreender melhor as expectativas dos clientes e adaptar as estratégias de marketing para cada grupo, oferecendo a eles um relacionamento exclusivo, com soluções adequadas aos seus interesses", completa.
Citando novamente a pesquisa da CX Trends 2023, 59% dos consumidores acreditam que as empresas devem usar os dados que coletam sobre eles para personalizar suas experiências. A especialista salienta que essa abordagem “sob medida” propicia experiências personalizadas e direcionadas aos consumidores, fazendo com que eles se sintam únicos e especiais. “Isso contribui para intensificar a satisfação dos clientes e sua fidelidade à marca, o que maximiza o índice de vendas e amplia os resultados financeiros da empresa", fala.
Por fim, Victoria Nassif, que também faz parte do time da ACM (Association for Computing Machinery), explica que a análise de dados permite que as empresas façam o acompanhamento de métricas relevantes, como taxa de retenção de clientes, tempo médio entre as compras, opiniões dos consumidores em relação a produtos e serviços, entre outras. “Com base nesses dados, as empresas podem identificar tendências, detectar áreas de melhoria e avaliar a eficácia das estratégias implementadas pelo marketing”, conclui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário