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Como a ISO de Inovação ajuda as empresas a potencializarem seus resultados?

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Como a ISO de Inovação ajuda as empresas a potencializarem seus resultados?

Por Alexandre Pierro

Não há mais espaço no mercado para empresas que ficam paradas no tempo. Inovar se tornou uma palavra mandatória hoje para todos os segmentos, o que vem elevando a busca de muitos negócios por metodologias e estratégias que elevem a assertividade deste processo e potencializem os resultados a serem conquistados. E é justamente nesse cenário que a ISO 56002 – mais conhecida como ISO de Inovação – vem ganhando crescente destaque em escala global, como uma valiosa auxiliadora para companhias de todos os portes e segmentos.

Desenvolvida pela organização não governamental International Organization of Standardization (ISO), ela é uma metodologia voltada para governança de inovação, com foco na realização de valor. Seu guia de boas práticas, testado e aprovado por 164 países – incluindo o Brasil – permite aos empreendimentos uma definição mais assertiva do direcionamento estratégico adotado, assim como o acompanhamento contínuo de métricas para transformar ideias em resultados, e não apenas invenções que não tragam qualquer resultado positivo à marca.

Em seu início, muitos questionaram o sentido de adotar uma metodologia – até então, tira erroneamente como algo burocrático – em um processo inovador tido, em seu fundamento, como algo flexível e não recomendado de ser interferido por métodos que pudessem enrijecê-lo. Mas, os efeitos da adoção da ISO de Inovação se mostram completamente contrários a esta pré-noção, oferecendo diretrizes dos melhores caminhos a serem seguidos com base nos objetivos que desejam alcançar. Assim, cabe às próprias empresas escolherem aquele que mais fizer sentido a sua realidade.

Seja a partir de um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas, a grande premissa seguida por esta metodologia é que, para ser realmente efetiva, uma ideia inovadora deve gerar algum tipo de valor ao negócio. Por isso, as marcas que a adotam são rigorosamente aconselhadas a desenvolverem um modelo de governança inteiramente personalizado voltado à inovação para esse processo – implementando, para isso, sistemas de gestão robustos, que permitam o acompanhamento das estratégias em tempo real, identificando a eficácia ou não daquilo adotado, assim como os ajustes necessários para se manterem rumo aos objetivos traçados.

Os benefícios sentidos por aquelas que já investiram nessa metodologia são nítidos. O aumento do valor de marca e seu reconhecimento global são alguns dos mais notáveis, visto que empresas reconhecidas internacionalmente por suas ações inovadoras se tornam extremamente atrativas para parceiros e o próprio mercado. Internamente, a ISO de inovação também contribui para a melhora do clima organizacional, considerando seu incentivo à máxima participação possível dos trabalhadores em prol do compartilhando de suas sugestões a serem implementadas e, ainda, o reconhecimento de sua colaboração, como forma de incentivo constante.

Financeiramente, boas notícias também aguardam aquelas que seguem esse caminho. Boa parte dos investimentos direcionados a essa metodologia também pode ser restituído graças à Lei do Bem, promulgada como forma de incentivar com que cada vez mais empresas do setor privado iniciem atividades inovadoras de PD&I. Isso, desde que operem em regime de lucro real, e se enquadrem em outros critérios definidos pela lei.

Há quem acredite que buscar o apoio de uma metodologia tão completa como a ISO de Inovação acaba sendo algo restrito às grandes corporações. Mas, essa é uma ideia que deve ser quebrada imediatamente, pois qualquer empresa, seja qual for seu porte ou segmento, pode iniciar sua implementação e adquirir feitos enormes com este apoio. Claro, desde que seu processo de adoção seja o mais planejado e organizado possível e, de preferência, com a orientação de uma consultoria especializada no ramo.

Apesar de não haver qualquer pré-requisito para adotá-la, isso não quer dizer que sua implementação possa ser feita de forma desenfreada ou sem o mínimo preparo. Sua flexibilidade frente à apresentação dos melhores caminhos a serem seguidos deve ser utilizada de maneira inteligente, aproveitando sua característica para uma melhor organização acerca do que será testado e colocado em prática. Algo que, apenas com o auxílio de profissionais experientes no ramo, conseguirá ser seguido e atingido com grande probabilidade de eficácia.

Pouco conhecida há alguns anos, hoje a ISO de Inovação entrou no radar de diversas empresas ao redor do mundo, sendo implementada por cada vez mais negócios que desejam crescer e se destacar frente a seus concorrentes. Todas as pessoas jurídicas podem buscá-la e adquirir inúmeras vantagens em escala global, desde que tenham o direcionamento correto perante as metas estipuladas. Em um mercado sedento por novidades, é esta metodologia que irá alavancar as companhias em seus segmentos e destacá-las frente a um futuro promissor.

Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.

Saiba mais sobre a ISO de inovação

A ISO de inovação é uma metodologia internacional de governança para a inovação que vem sendo adotada por empresas de todos os portes e segmentos ao redor de todo o mundo. Estima-se que mais de 400 companhias já adotaram o modelo, sendo mais de 10 apenas no Brasil. Há casos de indústrias, serviços e até empresas públicas. Baixe o e-book e leve essa ferramenta de gestão para sua empresa também.


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