LIBERTY está entre as 6 seguradoras mais inovadoras segundo revista Valor Inovação Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/

A Liberty Seguros conquistou o 6º lugar no ranking das seguradoras mais inovadoras do país segundo a revista Valor Inovação Brasil, anuário que avalia práticas de inovação de companhias atuando em diversos segmentos. “Trabalhamos incansavelmente para oferecer as soluções mais inovadoras possíveis para todos os nossos públicos, alavancando o digital onde ele mais pode agregar valor. Por isso, é muito gratificante estar entre as empresas que mais inovam no Brasil em 2023. É um reconhecimento do nosso forte investimento para seguirmos oferecendo soluções que facilitem a vida das pessoas”, comenta Daniela Bouissou, diretora de Transformação da Liberty Seguros. “A inovação está no nosso DNA e continuará sendo um dos nossos pilares, pois é por meio dela que conseguimos oferecer experiências diferenciadas aos nossos clientes e corretores parceiros”, completa.

A empresa também subiu 38 posições em relação ao ano passado, passando a ocupar a 130ª colocação geral. A classificação foi organizada pela Strategy& Brasil, consultoria estratégica da PwC, em parceria com o jornal Valor Econômico. O objetivo do projeto é, anualmente, analisar a forma como a inovação está inserida nas empresas brasileiras por meio de alguns critérios pré-definidos e, assim, classificar as 150 que melhor implementam práticas inovadoras nas operações.

A seguradora hoje é referência quando o assunto é inovar em seguros e mantém investimentos em diversas iniciativas que incentivam práticas disruptivas dentro e fora da empresa, como o modelo de trabalho híbrido para os colaboradores, além de uma série de soluções digitais de atendimento para clientes e corretores, como o novo Portal do Corretor, lançado em 2022.

Em 2020 e 2022, respectivamente, a Liberty lançou as plataformas Meu Momento de Vida e Meu Momento Residência, que são ferramentas 100% digitais e inovadoras, com o objetivo de facilitar a compra e venda de seguros de vida e residência, tanto para clientes, quanto para corretores. Por meio das plataformas, a companhia democratiza a contratação dessas proteções em um processo mais didático, ágil e personalizado.

O Meu Momento de Vida, assim como diversos outros lançamentos da empresa, foi fruto da co-criação da empresa com os corretores. Esse movimento aconteceu durante um encontro do Conselho de Corretores, projeto criado em 2015 justamente para fomentar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores junto aos parceiros, a partir de discussões e análises sobre tendências de mercado e preferências dos consumidores.

Outro projeto importante de apoio aos parceiros e que incentiva a inovação é a Academia Digital, lançada em 2018. A iniciativa consiste em treinamentos para os corretores, focados em habilitá-los a ofertarem produtos de seguro nas mídias sociais e alcançar potenciais clientes. Em 2023, a Academia teve sua sexta edição e apresentou 10 vídeo-aulas com diversas técnicas e ferramentas para automatizar as tarefas dos corretores, como qualificação de leads, nutrição de contatos, segmentação de público, envio de e-mails e mensagens no WhatsApp, agendamento de posts nas redes sociais, entre outros.

Uma das principais premissas da Liberty é sempre manter o cliente no centro de tudo o que a empresa faz. Isso é traduzido em diversos objetivos de negócio que são cascateados para todas as áreas e dão origem a projetos de diversas equipes. A companhia identificou, por meio de pesquisas de mercado para compreender as necessidades e preferências das pessoas, que o interesse cada vez maior pelo digital é inexorável e vem impactando o setor segurador como um todo.

A Liberty Seguros tem um forte posicionamento nessa frente e, por meio do desenho de jornadas aspiracionais dos clientes e parceiros nas interações com a seguradora, define onde há espaço para inserir novas tecnologias para aprimorar os processos vigentes e oferecer as melhores experiências para todos os públicos.

Como exemplo do resultado desse olhar próximo e qualificado para o digital nas experiências, a Liberty passou a disponibilizar a abertura de sinistros por meio da página da companhia na web ou via WhatsApp – disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, a empresa lançou uma série de novidades nos aplicativos para clientes, por meio dos quais eles podem se comunicar com a seguradora, avaliar a situação do seguro contratado e solicitar assistências.