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Feedback: o momento que todos odeiam, mas que pode salvar empregos

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Feedback é aquela conversa do gestor com seus colaboradores a respeito de assuntos relacionados ao trabalho. Pode ser sobre as metas, o desempenho individual, nas rotinas e até mesmo assuntos comportamentais - fato é que esta conversa é a maneira que as empresas chegam até seus colaboradores para alinhar expectativas e fazer uma avaliação sobre como está sendo a jornada. Para muitos, este momento é aterrorizante por ser inevitável imaginar que uma demissão está em curso, mas não é bem assim.

Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção na RH NOSSA, feedback é um canal direto que pode ajudar o colaborador a melhorar seu desempenho:

“Muitas vezes, a pessoa está tão envolvida na rotina que nem percebe que está fazendo algo de maneira equivocada. Em uma fábrica, por exemplo, é normal a repetição. Se em algum momento essa pessoa esquecer de alguma etapa, ela vai seguir fazendo errado. O gestor, ao perceber o desalinhamento, tem a obrigação de intervir”

Ferramenta de liderança que não deve ser temida

Há a expectativa dos gestores que precisam ser alinhadas. Por cuidarem de equipes muitas vezes numerosas, a missão do gestor é descobrir onde estão as falhas ou atitudes prejudiciais internas e sanar por meio de uma conversa - e isso não significa necessariamente o desligamento:

“Muito pelo contrário. Caso o gestor venha conversar, pode apostar que ele sabe do potencial deste colaborador. Caso contrário, nem se daria ao trabalho de parar sua agenda para chamar para a conversa. O feedback é a forma de ajustar os pontos e, se necessário, corrigir o que estiver fora do combinado”

Vale ouvir com atenção

Quando o colaborador recebe feedback, ele tem um retorno sobre seu trabalho que vai ajudar na sua rotina, alinhando suas atividades e melhorando diversas questões, inclusive comportamentais. Este direcionamento serve para trazer segurança na hora de executar as tarefas, mas é importante escutar com atenção e não questionar:

“O feedback não é uma conversa, ou seja, não cabe responder ou argumentar, exceto se algo seja perguntado diretamente. O gestor vai fazer seus apontamentos após analisar muito bem tudo que aconteceu, ou seja, ele sabe exatamente o que pode ser melhorado. O colaborador precisa saber escutar, absorver e usar as informações para melhorar seu desempenho.”

Se não vier o feedback, peça!

Não são todos os gestores que fazem esta “conversa” e neste caso Karina explica que o colaborador precisa pedir por este retorno. Se ele estiver trabalhando mal e não for corrigido em tempo, pode até perder seu emprego antes mesmo de ter a chance de melhorar o desempenho:

“O profissional pode procurar quem lidera a equipe e perguntar se o trabalho está sendo bem feito, se há algo que pode ser melhorado. Isso mostra proatividade e as informações recebidas, mesmo que de maneira informal, podem ser cruciais para o desenvolvimento deste colaborador” completa a especialista.


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