Saiba o que é brandformance e como essa estratégia pode potencializar seus negócios com influencers

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cintia Miyuki

Abordagem que une métricas e indicadores de negócios para impulsionar os valores das marcas pode ser utilizada no marketing de influência para impulsionar resultados de campanhas; Matheus Braga, cofundador da AMPLI, explica como funciona a estratégia.

No marketing digital, “brandformance” é um termo que define a aliança entre marca e performance, fazendo uso de estratégias para mensurar resultados de campanhas e impactar leads em toda a jornada de compra. Matheus Braga, cofundador e country manager da AMPLI, empresa de tecnologia de marketing de influência online, explica o que é brandformance e como essa abordagem pode potencializar os negócios de marcas com influencers.

Com a crescente popularização das estratégias de influencer marketing, anunciantes estão investindo cada vez mais em campanhas com creators, que, no entanto, muitas vezes não são capazes de entregar os resultados esperados. Uma das estratégias utilizadas para melhorar o desempenho dessas ações é o brandformance, que utiliza tecnologias para mensurar o desempenho das campanhas desde o alcance até a conversão, sendo capaz de entregar resultados efetivos para as marcas.

Segundo Braga, o modelo mais comum de ações com influencers, ou seja, publicações que ficam no ar nas redes sociais por apenas 24 horas, acaba sendo limitado pelas próprias plataformas. “As redes sociais restringem a entrega dos conteúdos publicado para incentivar agências, marcas e influenciadores a investir dinheiro diretamente nas plataformas para alcançar um público maior”, explica. Além disso, a maior parte das marcas e agências encerra sua participação no projeto após essas 24 horas iniciais de exposição orgânica do influenciador.

No entanto, Matheus explica que nem sempre esse período é suficiente para trazer os resultados esperados pelo anunciante, sendo possível adotar o brandformance para amplificar o conteúdo, com o objetivo de atingir até 100% da base de seguidores dos influencers. O brandformance é uma estratégia de longa duração que utiliza métricas e indicadores de negócios para impulsionar os valores da marca. A abordagem estende-se por meses, direcionando a entrega do conteúdo aos seguidores que possuem mais afinidade com a marca e têm mais chances de concluir a ação desejada, seja realizar uma compra, assinar uma newsletter, ou acessar um site.

"Chamamos essa abordagem de brandformance, um modelo que não abandona as campanhas com influenciadores após as publicações orgânicas", explica Matheus Braga. “A partir do brandformance, é possível desenvolver uma estratégia contínua para que todo o esforço e a comunicação criada pelos influenciadores gerem resultados tangíveis para as empresas, além de fortalecer a construção da marca já presente nas publicações nas plataformas digitais", complementa o executivo.

Além da amplificação de conteúdo, também é possível adotar uma estratégia de retargeting para manter uma comunicação sequencial com os seguidores dos influenciadores. Essa sequência de comunicações cria um storytelling envolvente e fortalece o impacto das campanhas. Somado a isso, a AMPLI utiliza uma estratégia crossmedia, que explora as comunicações dos influenciadores em diversos canais digitais de performance, ampliando o alcance e os resultados das campanhas.

"A partir de uma estratégia crossmedia, é possível expandir as comunicações dos influenciadores em diversos canais digitais de performance, ampliando o alcance das campanhas em termos de resultados", explica Braga. A abordagem de brandformance da AMPLI visa proporcionar às marcas uma escala de sucesso que dificilmente ocorre com o modelo de infuencer marketing tradicional. "Nossa visão é centrada na performance e na obtenção de resultados reais para os anunciantes, ao mesmo tempo em que valorizamos o branding e a construção de marca", conclui Braga.

Para saber mais sobre a AMPLI e seus serviços, clique aqui.

Sobre a AMPLI

A AMPLI é uma empresa de tecnologia de marketing de influência que conecta marcas e influenciadores de diversos segmentos para promover campanhas especializadas. Criada a partir de uma necessidade do mercado de implementar marketing de influência por performance, a AMPLI fornece soluções baseadas em IA (Inteligência Artificial) para tornar o marketing de influenciadores mais eficiente para marcas, influencers e agências. Atualmente, está presente em países como México, Espanha, Brasil e Estados Unidos, e tem como seu foco principal a atuação na América Latina.