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Sem o comercial, as estratégias de marketing são menos efetivas

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Monica Kumar, Chief Marketing Officer da Hitachi Vantara

Em um mundo de negócios cada vez mais competitivo, é necessário que as equipes compartilhem o mesmo objetivo para otimizar resultados. Quando se trata de atingir metas de receita, o marketing pode servir como um poderoso catalisador para levar uma organização ao sucesso. Com sua proficiência estratégica e proeza persuasiva, tem a capacidade única de impulsionar os negócios para maior lucratividade e crescimento sustentável. Mas a questão permanece: como o marketing pode se alinhar com outras áreas para melhor atingir as metas de receita? E, em particular, onde se encaixa a equipe de vendas em termos de importância?

Com muita frequência, ouço falar de empresas que enfrentam problemas porque os líderes de marketing não estão alinhados com as vendas; porém, um dos parceiros mais importantes da área de marketing deve ser o CRO (Chief Revenue Officer). É imprescindível construir um relacionamento sólido com base na parceria e transformar essa relação em algo realmente fantástico. Afinal, mesmo com KPIs relacionados a branding e compartilhamento de voz, o marketing não é responsável apenas por construir a marca ou gerar demanda, mas também, precisa impulsionar o negócio.

Os profissionais de marketing, principalmente em negócios B2B, devem ser orientados por dados. É preciso ir além da medição de leads qualificados. Métricas como taxas de conversão de pipeline, custos de aquisição de clientes e tráfego do site tornam-se indicadores críticos do impacto do marketing no avanço das vendas em diferentes estágios do funil e no fechamento de negócios. Estes são pontos que irão servir como bases concretas para entender o valor e a repercussão das campanhas de marketing, assim como o seu impacto potencial nos resultados.

Além disso, o marketing digital utiliza tecnologias de ponta e plataformas online para ampliar seu impacto. Canais como mídias sociais, otimização de mecanismos de pesquisa e email marketing oferecem oportunidades inigualáveis para atingir públicos específicos e acompanhar a eficácia de campanhas e otimizar os esforços em tempo real. Ao acessar e aproveitar os dados gerados pelo marketing digital, as empresas podem maximizar seu alcance, gerar leads de alta qualidade e convertê-los em clientes geradores de receita.

Essa aproximação é ideal para criação de estratégias mais efetivas e personalizadas para atingir o público-alvo. Como profissionais de marketing, é essencial unir visão e ação para criar o impacto comercial necessário. É preciso compreender o mercado e o cliente em primeiro lugar, identificar suas necessidades e dores, pois isso irá guiar o portfólio de produtos e as soluções que as empresas oferecem.

Por exemplo, em qual mercado a empresa atua? Qual fatia do mercado a companhia pretende conquistar? Quais canais são estratégicos: vendas diretas ou parcerias? O foco é em empresas de médio porte ou no mercado corporativo de ponta? É fundamental que os profissionais de marketing possuam essa base sólida antes de construir e executar campanhas.

A partir daí, é possível criar histórias da marca utilizando os clientes como personagens ou personas, por exemplo. Essas narrativas possibilitam o desenvolvimento de campanhas de marketing mais personalizadas e impactantes voltadas para os stakeholders, direcionadas aos seus desafios, necessidades e objetivos específicos. Esse tipo de esforço personalizado não apenas ajuda a criar ligação com seu público, mas aumenta a demanda pela empresa.

Por isso, a eficácia do marketing é significativamente aprimorada quando se trabalha lado a lado com a equipe comercial. Ao alinhar metas, alavancar insights orientados por dados e focar na construção de um forte relacionamento com a equipe de vendas, o marketing pode ajudar a impulsionar a organização para atingir seus objetivos de receita e promover o sucesso comercial de longo prazo.

Sobre a Hitachi Vantara

A Hitachi Vantara, uma subsidiária integral da Hitachi Ltd., fornece plataformas de dados inteligentes, sistemas de infraestrutura e experiência digital que suportam mais de 80% da Fortune 100. Para saber como a Hitachi Vantara transforma empresas ricas em dados em orientadas por dados, por meio de processos, produtos e experiências digitais ágeis, visite Hitachi.

Sobre a Hitachi, Ltd.

A Hitachi impulsiona os Negócios de Inovação Social, criando uma sociedade sustentável com dados e tecnologia. Vamos resolver os desafios dos clientes e da sociedade com soluções Lumanda alavancando IT, OT (Tecnologia Operacional) e produtos, sob a estrutura de negócios de Sistemas e Serviços Digitais, Energia Verde e Mobilidade, Indústrias Conectivas e Sistemas Automotivos. Impulsionados pelo verde, digital e inovação, almejamos o crescimento através da colaboração com nossos clientes. Os rendimentos consolidados da empresa para o ano fiscal de 2021 (encerrado em 31 de março de 2022) totalizaram 10.264,6 bilhões de ienes (US$84.136 milhões), com 853 subsidiárias consolidadas e aproximadamente 370.000 funcionários em todo o mundo. Para mais informações sobre a Hitachi, visite o site da empresa em Hitachi.

HITACHI é uma marca comercial ou marca registrada da Hitachi, Ltd. Todas as outras marcas comerciais, marcas de serviço e nomes de empresas são propriedades de seus respectivos proprietários.


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