Logística: veja 10 estratégias para reduzir custos, prazos de entrega e alavancar vendas
Luiz Muniz*
Talvez uma das áreas mais importantes de toda a cadeia de abastecimento, e ao mesmo tempo, curiosamente, a que recebe menos atenção se comparada com outras, como vendas, compras e produção, é a área de logística (isso inclui CD e Transporte). É fim de mês? Data especial? Ótimo! A empresa vai realizar uma ação de vendas.
O Departamento de Vendas decide (quando muito envolve Compras) e quando der comunica a logística. Geralmente nessas horas aumentam os erros de separação e horas extras, as cargas são mal aproveitadas, os motoristas ficam sobrecarregados, todo custo logístico aumenta, os clientes começam a reclamar e até pedidos são cancelados ou devolvidos. Já viu essa novela em sua empresa?
Não que as ações de vendas sejam erradas. Muito pelo contrário. Mas entendo que o esforço de uma ação de vendas de fim de mês deveria ser replicado para todos os dias. Isso evitaria o ciclo vicioso de encher os estoques dos clientes e forçar o rebaixamento de preços.
Mas independentemente disso, ao olhar para o processo logístico é possível identificar algumas oportunidades que podem “amortecer” cenas como a mencionada acima e ainda por cima garantir uma boa vantagem competitiva à empresa. Veja abaixo dez pontos estratégias fundamentais para alavancar suas vendas, com menos custos.
Otimização do transporte: Aqui vale a máxima “distância é dinheiro”. A análise integrada da rede de transporte e rotas é crucial para otimizar trajetos, entregar mais rápido e reduzir as despesas.
Gerenciamento de estoque: Talvez o ponto mais conhecido em toda logística e ao mesmo tempo o mais difícil. Gerenciar estoque significa gerenciar ineficiências. Ineficiências dos fornecedores, de áreas de compras, vendas, produção, armazém e transporte. Muito mais do que análise e previsão de demanda para reduzir excesso ou falta de estoque, é necessário tratar esse assunto em um comitê estratégico envolvendo todas as áreas finalísticas da empresa.
Eficiência do CD: Layout, processos, sistema (WMS) e pessoas andam de mãos dadas. Agilizar operações e reduzir erros dependem necessariamente desses quatro pilares. Sempre que um deles é alterado, os outros serão impactados. Portanto nada de ações isoladas.
Otimização de embalagem: Encontrar alternativas de embalagens que ofereçam proteção e ao mesmo tempo flexibilizam o tamanho é crucial para reduzir custos e otimizar a formação da carga.
Use (e abuse) da tecnologia: Softwares para automatizar processos e rastrear cargas em tempo real fazem a vida mais simples porque reduzem a dependência de atividades humanas repetitivas e suscetíveis a erros.
Logística reversa: Mais do que “trazer de volta a mercadoria”, o custo total da logística reversa depende da eficiência do CD, da qualidade do transporte, mas também da eficiência de vendas, compras e pós-vendas. Além de reduzir custos, melhora a satisfação do cliente.
Eficiência energética: Novas tecnologias com o uso de energia de fonte renovável, tanto no CD como transporte já estão disponíveis. Além de reduzir custos, a sociedade valoriza essas ações e é um grande fator competitivo. O departamento de vendas vai agradecer.
Treinamento de funcionários: Mesmo que já tenha sido comentado, esse item é tão importante que merece ser tratado com exclusividade. Treinamento exaustivo para “fazer certo da primeira vez” e criar equipes operacionalmente autônomas faz toda diferença. Não adianta ter um sistema de última geração se a equipe não estiver à altura.
Benchmarking e melhoria contínua: Criar uma rotina que incentive a identificação de oportunidades e ações de melhoria com suas respectivas recompensas individuais e coletivas, além de aumentar o senso de responsabilidade de todos, estimula o alcance de patamares de resultados cada vez melhores. Vale lembrar que “as melhores soluções sempre vêm da operação.
Negociar contratos: negociar contratos de longo prazo com transportadoras e fornecedores a taxas e termos favoráveis e seguros, que podem proporcionar estabilidade e economia de custos a longo prazo.
Logística faz parte sim do processo de geração de valor ao cliente. Quanto mais integrada for a estratégia da empresa, maior será o diferencial no mercado.
Bons negócios!
*É mestre em Estratégia de Operações, especialista em empresas familiares e diretor da Telos Resultados
SOBRE A TELOS RESULTADOS (https://www.teloscr.com.br)
A Telos Resultados é uma consultoria que atua no tripé Estratégia, Performance e Processos e reúne uma equipe de profissionais pronta para impulsionar o crescimento de seus clientes. Seu principal executivo e fundador, Luiz Muniz, é ex-sócio da Falconi Consultores e reúne expertise nos segmentos Atacadista/Distribuidor, Farmacêutico, Varejo, Logística, Aviação, Indústria, Energético, entre outras.
Luiz Muniz, diretor-executivo da Telos Resultados
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