Como preparar os estudantes do presente para um futuro incerto no mercado de trabalho?
Alexandre Vitoriano, gerente pedagógico da Mind Makers, mostra como disciplinas inovadoras podem ser aliadas das escolas nesse cenário de incertezas
A escola é o lugar que nos prepara para a realização de nossos projetos de vida. É lá que aprendemos a ler e a escrever, a desvendar os mistérios dos números nas aulas de matemática, a entender como as células funcionam e, sobretudo, onde nos preparamos para o futuro do trabalho.
Nos últimos anos, porém, o cenário de empregos no mundo tem mudado e muito do que se conhece hoje não existirá mais em pouco tempo. De acordo com a pesquisa The Future of Jobs Report 2023, do Fórum Econômico Mundial, espera-se que cerca de 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados. Por isso, não se sabe quais serão as opções profissionais para quem está hoje cursando o ensino básico, o que pode gerar inseguranças nos jovens e em suas famílias.
“A escola está preparando o aluno para um futuro desconhecido pela própria escola”, afirma Alexandre Vitoriano, gerente pedagógico da Mind Makers, solução educacional do grupo Somos Educação. Mais do que tentar prever o futuro, é necessário que se formem jovens capazes de se adaptar a diferentes cenários. “Precisamos mostrar aos estudantes que o erro faz parte dos processos porque os preparam para lidar com as frustrações da vida”, explica Alexandre.
Preparar os estudantes para um futuro tão incerto requer que a escola seja um ambiente seguro onde ele possa aprender, treinar e desenvolver habilidades sociais. “É preciso focar na resolução de problemas e estimulá-los a pensar ‘fora da caixa’, além de proporcionar um espaço adequado que estimule a criatividade, o protagonismo e o autoconhecimento”, recomenda o gerente pedagógico.
Além disso, as escolas precisam estimular o desenvolvimento de competências indispensáveis para o presente e para o futuro, como capacidade de decompor problemas e identificar padrões, bem como habilidades socioemocionais importantes para a vida em sociedade. “Análise de problemas, assertividade, confiança, autoestima, liderança e persistência são algumas dessas habilidades, incentivadas por meio de dinâmicas que colocam o aluno no centro da aprendizagem”, explica Alexandre.
Disciplinas inovadoras
Diante das transformações tecnológicas, aceleradas após a pandemia, as escolas precisam estar antenadas a respeito das tendências de ensino. Alexandre pontua que inovar deixou de ser somente um diferencial e se tornou uma exigência, fazendo com que disciplinas inovadoras como Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, desenvolvidas pela Mind Makers, se tornem importantes aliadas.
Por conta de desinformação, é comum que muitas pessoas acreditem que “pensamento computacional” tem a ver com ensinar programação e “empreendedorismo criativo” a incentivar a abrirem seu próprio negócio. Porém, essa explicação não dá conta de descrever todos os inúmeros benefícios que disciplinas como essas podem gerar aos estudantes.
“Essas disciplinas inovadoras colocam o aluno como ponto focal do aprendizado, estimulando a criatividade, o trabalho em equipes”, explica Alexandre. “Elas dão oportunidade para que crianças e jovens coloquem a mão na massa’, contribuindo para a formação de pessoas criativas, conscientes de si e dos outros”, acrescenta.
Mind Makers - Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do grupo Somos Educação que busca elevar a qualidade do ensino por meio de disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, disciplinas curriculares que buscam incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos. Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundial promovida Hora do Código, da ONG Code.org.
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