O futuro dos RHs: como a inteligência artificial está transformando o segmento
Entenda de que forma a tecnologia pode ser usada nas empresas e quais são as suas vantagens para o negócio
Com o desenvolvimento e consolidação de novas tecnologias, o mercado observa um crescente número de empresas adotando ferramentas que auxiliam na otimização da gestão e inteligência dos negócios. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) desponta como uma tecnologia de destaque, apresentando avanços e aplicações em diversas áreas empresariais. De acordo com o estudo "Futuro do Trabalho", realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 75% das empresas têm o objetivo de incorporar a IA nos próximos anos, tornando-a um elemento determinante para os processos corporativos.
No âmbito dos Recursos Humanos, a Inteligência Artificial está ganhando espaço e desempenhando um papel essencial na eliminação de burocracias e otimização de processos. Dentre as atividades que mais se beneficiam da IA, estão o recrutamento e seleção, utilizando a tecnologia para comparar os dados dos candidatos com os requisitos das vagas; pesquisas de clima, que analisam e traduzem insights coletados em orientações estratégicas para os tomadores de decisão; avaliação de desempenho individual e em equipe, análise de turnover, entre outras.
Embora as aplicações de IA contribuam para resultados mais eficazes, é importante ressaltar que a utilização dessa tecnologia não substitui a importância do pensamento humano. Rafael Miranda, CRO da Impulso, organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, destaca que as empresas devem buscar a combinação do melhor dos dois mundos: a inteligência das máquinas aliada às habilidades humanas.
"Recentemente, conduzimos pilotos com IA em um de nossos processos e percebemos que as aplicações foram essenciais para alcançar melhorias. No entanto, o resultado final não eliminou a necessidade de intervenção humana no processo", destaca o executivo. "É fundamental que as empresas compreendam o poder dos dados e insights oferecidos pelas aplicações de IA. No contexto específico dos processos de Recursos Humanos, a combinação dessa inteligência com pessoas que possuem empatia e cuidado ao lidar com os colaboradores pode fazer toda a diferença", explica.
Além das melhorias operacionais, a IA potencializa a acessibilidade nas empresas, permitindo que pessoas com deficiência possam utilizar as ferramentas e promovendo uma maior inclusão no ambiente de trabalho. Investir em tecnologias que acolhem os colaboradores é uma forma de ampliar o acesso a oportunidades para aqueles que enfrentam desafios desnecessários. Essa é uma vantagem adicional da tecnologia, que pode servir como base de apoio e conhecimento para impulsionar a carreira de muitos profissionais.
A IA está cada vez mais presente para auxiliar as empresas que buscam aprimorar suas estratégias, baseadas em dados consolidados que direcionam o caminho para o sucesso. Além disso, sua implantação em empresas de todos os portes, promove a competitividade necessária para o mercado atual.
Sobre a Impulso
A Impulso é uma organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda que há mais de 12 anos impulsiona e auxilia médias e grandes empresas. Entre seus clientes estão companhias como Stone, Somos Educação, Globo e Cielo.
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