Como realizar um feedback eficiente
Sodexo Benefícios e Incentivos oferece dicas para manter a prática na gestão de líderes e funcionários
Entender e atender as necessidades de seus colaboradores sempre foi uma das premissas da área de recursos humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos, que a partir de agosto será Pluxee, alinhando-as aos valores e objetivos de negócio da empresa. E uma forma eficaz de manter o funcionário conectado com suas metas, implementar melhorias e fazê-lo se sentir ouvido e valorizado, é o feedback. Com isso, a companhia separou algumas dicas para ajudar os líderes a guiar essa conversa e garantir bons resultados.
Para Fabiana Galetol, diretora de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Sodexo Benefícios e Incentivos, os colaboradores precisam se sentir seguros e incentivados para fazer um bom trabalho. “A cultura do feedback abre esse espaço para troca de opiniões e ideias entre os times, permitindo que se sintam livres e cresçam no ambiente de trabalho”, explica.
A visão de Fabiana é reforçada com a chegada da nova marca: Pluxee será a parceira global de engajamento para colaboradores que abre um mundo de oportunidades para ajudar as pessoas a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas.
Seguem abaixo algumas dicas para realizar um feedback eficaz e assertivo:
1 – Crie um ambiente apropriado
As empresas devem investir em treinamentos e palestras sobre o assunto, criando um ambiente propenso ao feedback e garantindo que o colaborador se sinta confortável para realizar e requisitar essa conversa quando sentir necessidade, entendendo que faz parte da cultura da empresa e não relacionando-o a algo negativo.
A postura da liderança é importante, mas também é essencial o protagonismo do colaborador de requisitar um feedback a qualquer momento. Além da avaliação anual, a cultura do feedback pode ser reforçada com oportunidades pontuais e constantes para que, com disciplina, se tornem periódicas, inclusive entre colaboradores.
2 – Mantenha um diálogo claro
É importante esclarecer para o colaborador o motivo desse diálogo, isso evita que cause ansiedade e desconforto ao profissional que está sendo avaliado. Chegada a hora, é o momento de traçar objetivos profissionais individuais, um plano de desenvolvimento e dialogar sobre os serviços prestados dentro da empresa que podem ser aprimorados. Sendo eles desde performances comportamentais a soft e hard skills.
Além disso, é fundamental por parte da liderança saber o tom de voz que será colocado na conversa e gerir um diálogo claro e limpo. Focar em ser direto e respeitoso é uma forma de manter uma conversa saudável e harmoniosa, além de começar com o pé direito.
4 – Utilize do equilíbrio
O feedback não se trata de pontuar somente as melhorias a serem feitas. Ressaltar o motivo do colaborador ser importante e fazer parte daquele time, faz com que ele se sinta valorizado e fique mais aberto a receber possíveis críticas. Sendo assim, é interessante sempre começar pontuando os pontos positivos, para depois falar sobre o progresso a ser feito.
4 – Utilize exemplos
Durante a avaliação, é interessante exemplificar situações, tanto para elogiar quanto em casos ou cenários que exigem uma melhoria. Desta forma, fica claro o que deve ser reparado, sem gerar possíveis dúvidas ou desentendimentos.
5 – Não faça comparações entre os colaboradores
Muitas vezes, para dar exemplos de situações, a comparação facilita o entendimento do que deve ser feito ou não. Porém, é importante se atentar a falar somente sobre o desempenho do profissional em questão, sem comparação de atitudes ou habilidades com a de outros funcionários. Fazer comparações pode gerar competitividade entre os integrantes da equipe e até acarretar desentendimentos futuros.
Com uma maior frequência, os feedbacks se tornam mais naturais, promovem mais interação e trocas cada vez mais constantes nas equipes, podendo impactar diretamente na melhoria dos resultados.
6 – Se disponha a ouvir
Durante a conversa, é indispensável reservar um momento para o colaborador falar, tirar suas dúvidas ou resolver tratar de inseguranças e pontos sensíveis. Afinal, ter abertura para falar com os seus superiores dá a segurança que o funcionário precisa para opinar e dar ideias nas práticas em equipe. Também guarde um momento do final da conversa para esclarecer possíveis dúvidas que tenham surgido conforme os apontamentos e, assim, garantir que o feedback ocasionará resultados positivos para a empresa.
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Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos - Pluxee
A Sodexo Benefícios e Incentivos, empresa líder global no mercado de benefícios, a partir de agosto de 2023 será Pluxee. A nova marca, mais moderna, digital e inovadora, chega para apoiar os desafios corporativos em gestão e engajamento de pessoas e superar as expectativas de bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, ajudando-os a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas.
Com presença em 31 países e equipe composta por 5 mil talentos, a Pluxee herda a solidez operacional e financeira da Sodexo Benefícios e Incentivos, o comprometimento e relacionamento de longo prazo com clientes, parceiros de negócios, colaboradores e a comunidade, construídos ao longo de seus 40 anos de atuação. A marca, que tem índice de satisfação 97,1%, é a preferida das empresas para uma experiência mais ampla e digital com seus colaboradores e seguirá oferecendo as melhores soluções para refeição e alimentação, mobilidade, incentivos e reconhecimento, sempre buscando novas formas de apoiar o engajamento de funcionários. No Brasil, 6 milhões de pessoas usam todos os dias os serviços personalizados da empresa, que garantem mais liberdade, escolhas responsáveis, sustentáveis e poder de compra. São mais de 2.2 milhões de estabelecimentos e uma rede credenciada com mais de 650 mil parceiros em alimentação e refeição.
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