Como o employer branding influencia na atração e retenção de talentos
Criar experiências positivas desde o recrutamento até a oferta de benefícios e desenvolvimento de carreira são peças-chave
Cuidar da marca empregadora é essencial para qualquer empresa, especialmente no momento de contratar novos colaboradores ou engajar os atuais. O chamado employer branding é um processo de construção e promoção da imagem do negócio com foco em atrair, motivar e reter talentos.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, a área de recrutamento também precisa cuidar da imagem que a empresa possui. “Você não atrai o que quer, e sim o que é! Por isso, para ter valor no processo de recrutamento, é preciso demonstrar valor”, destaca.
E a frase de Carla significa reforçar a proposta da marca, ou seja, a cultura organizacional, os benefícios e oportunidades que farão com que a empresa seja reconhecida e desejável. “Sempre explico sobre a importância do employer branding em minhas mentorias, como um movimento essencial que atrai e mantém os melhores profissionais. Isso ocorre quando os gestores têm a cultura de destacar as características positivas de um local de trabalho e o tornam um objeto de desejo”, destaca.
Segundo a empresária, existem cinco pontos importantes que precisam ser observados com atenção pela empresa. São eles:
Comunicação clara e coerente: É preciso cuidado com a comunicação transmitida. Nos mais diversos canais da empresa, desde o site até o conteúdo em blogs e redes sociais, a informação deve ser transparente e coerente com os valores do negócio.
Criação de boas experiências para os colaboradores: Quem já trabalha na empresa é o melhor vetor de experiências para quem ainda não está nela. Por isso, criar experiências positivas desde o recrutamento até o oferecimento de benefícios e desenvolvimento de carreira é peça-chave.
Plano de engajamento: Engajar é fundamental para reter. A empresa que quer manter talentos precisa incentivar a participação e motivar o envolvimento dos colaboradores em atividades diversas.
Gerenciamento de reputação: Segundo Carla, cuidar da marca empregadora também é gerenciar a reputação da empresa. Ou seja, monitorar o que é dito em redes sociais e sites de avaliação de empresas, responder e se preocupar em melhorar verdadeiramente.
Promoção de cases de sucesso: Uma empresa que quer investir em employer branding deve estar sempre atenta para colher e promover histórias de sucesso entre os colaboradores. “Vale destacar exemplos positivos, como aqueles que já estão há um bom tempo na organização ou que ganharam alguma premiação por terem conseguido destaques positivos na carreira”, finaliza Carla.
Sobre Carla Martins:
É vice-presidente do SERAC, especialista em pessoas e processos, comandando a alta liderança da organização de quase 300 colaboradores. Acredita que a liderança estratégica é a grande propulsora do crescimento das organizações e por isso é mentora e palestrante de gestão de times de alta performance e criadora do Método 4RS de RH. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós-graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins
Sobre o SERAC:
O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.000 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.
Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, Bradesco, Loggi, Farmais, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Boca Rosa, Thiago Nigro, Flávio Augusto, Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>