Modernizar para crescer: a tecnologia a serviço da competitividade no Comex
O futuro do Comércio Exterior está na modernização tecnológica, que traz consigo um grande potencial de redução de custos, aumento da produtividade e otimização dos processos logísticos
Por Roberto Drummond*
O Comércio Exterior está em constante evolução e o uso da tecnologia é um dos principais fatores que impulsionam a competitividade no setor. O progresso tecnológico e o comércio estão intrinsecamente ligados, e a disseminação da inovação e tecnologia tem sido acelerada pelo comércio global. Avanços nas áreas de informação e comunicação, transporte e, principalmente, gestão têm contribuído significativamente para a melhoria dos processos. A tecnologia, portanto, continua a transformar o comércio internacional, afetando tanto o que é comercializado quanto os processos propriamente ditos.
A inteligência artificial (IA) e os sistemas de gestão são dois grandes expoentes da digitalização dos processos no Comex, e têm permitido otimizar processos de importação e exportação, além de permitir a automação de tarefas operacionais. Com isso, a análise de dados contribui para que as empresas possam tomar decisões estratégicas com maior precisão e, assim, o uso de tecnologias digitais pode ajudar as empresas a reduzir custos e melhorar a eficiência, além de oportunizar o acesso a novas oportunidades comerciais em mercados globais. Por meio dessas novas tecnologias, as empresas podem aumentar a eficiência e competitividade, impulsionando o crescimento econômico.
O impacto da chegada de sistemas avançados de gestão para o Comex
Um dos principais avanços tecnológicos que tem transformado o setor de Comércio Exterior são os sistemas de gestão. Estes sistemas facilitam o acompanhamento de todos os processos relacionados com o comércio internacional, desde a documentação até o rastreamento de mercadorias, incluindo o tratamento cambial. Essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, de modo que, hoje, empresas de todos os tamanhos têm a oportunidade de otimizar o processo de Comércio Exterior, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade dos serviços. A popularização dos sistemas de gestão no Comex é um dos principais fatores que contribuem para a competitividade no setor de comércio internacional, e a cada ano que se passa mais empresas apostam na gestão inteligente para maximizar os resultados de suas operações.
IA no Comércio Exterior: realidade ou tendência?
Ao contrário do que muitos podem pensar, a inteligência artificial já não habita mais o campo das tendências, e pode ser considerada uma realidade no Comércio Exterior – uma vez que essa tecnologia já está transformando a maneira como as empresas do setor gerenciam suas operações. Com o aumento da globalização e a complexidade das cadeias de suprimentos, as empresas estão buscando soluções mais eficientes e precisas para gerenciar seus processos.
Nesse sentido, a IA auxilia ao automatizar tarefas repetitivas, analisar dados complexos em tempo real, identificar padrões e tendências, prever demandas futuras e até mesmo tomar decisões com base em informações precisas. Embora, naturalmente, ainda haja espaço para melhorias e avanços, é inegável que a IA já está desempenhando um papel significativo no Comércio Exterior e se tornando cada vez mais uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado global.
Por fim, a modernização por meio do investimento em tecnologia é essencial para o crescimento e a competitividade do setor de Comércio Exterior. A tecnologia já está revolucionando a maneira como as empresas gerenciam suas operações, desde a automação de tarefas até a análise de dados em tempo real – e o fato é que as empresas que não acompanharem essas transformações correm sérios riscos de perderem seu potencial competitivo. Cecília
E vale ressaltar que isso é apenas o começo. Com a chegada de novas tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial e o Blockchain, o potencial de transformação ainda é imenso. Investir em tecnologia agora pode significar, precisamente, estar um passo à frente dos concorrentes no futuro. Portanto, a atual conjuntura do Comércio Exterior sugere uma mensagem clara: é preciso modernizar para crescer.
Sobre a eCOMEX
Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior, com solução que aporta todos os pontos do setor, Importação, Exportação, Câmbio, OEA e Regimes Especiais. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil. Veja mais: http://www.ecomex.com.br/
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