Dia dos Namorados: quais os itens mais procurados pelos consumidores?
Além das orientações para os lojistas, especialista elenca dicas para os consumidores realizarem as melhores compras utilizando programas de fidelidade e cashback
O Dia dos Namorados é uma data que promete aquecer o e-commerce neste primeiro semestre de 2023. De acordo com a All In, empresa de tecnologia que reúne dados do varejo online, em 2022, a data movimentou R$ 6,5 bilhões no e-commerce, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com a pesquisa, a data é considerada uma das mais importantes para 73% dos brasileiros, por isso, a expectativa é que 2023 traga resultados ainda melhores
Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2022, as áreas que mais faturaram no Dia dos Namorados foram:
Roupas (37,4%), perfumes e cosméticos (34,2%), calçados (22,9%), jantar (19,1%), chocolates (18,6%), flores (16,3%), acessórios (15,5%), joias e semijoias (14,1%), bebidas, como vinho e espumantes (12,6%), e eletrônicos (10,4%).
Estratégias de sucesso
Diante de tal movimento, a data exige que os empresários fiquem atentos em como fazer as melhores ofertas para reter os consumidores. E uma das modalidades é utilizar o cashback como um aliado para o sucesso das vendas online. Para grandes ou pequenas lojas virtuais, inclusive marketplaces, abordagens como promoções semanais, estratégias de marketing digital e criatividade ajudam a chamar a atenção do consumidor. No entanto, fidelizar o cliente é uma das etapas mais importantes deste processo.
“O e-commerce está sempre disputando espaços que cabem na primeira página de uma tela de celular. Ao contrário das lojas convencionais, você não tem uma vitrine para ofertar os seus produtos. Tudo é decidido muito rápido, com uma chamada, fotos, valores e vantagens. Neste curto espaço, o lojista apresenta o seu diferencial. Muitas vezes isso vem acompanhado, não apenas de um produto de qualidade, mas com uma abordagem de cashback e fidelização”, explica Eduardo Esparza, vice-presidente da Tenerity no Brasil e na Espanha, empresa especialista em fidelidade lucrativa e detentora da plataforma de cashback Compra e Volta.
No comércio eletrônico, o cashback traz a possibilidade de comprar determinado item e ter um percentual do valor investido como retorno. A modalidade é amplamente utilizada no Brasil. Dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), produzidos em parceria com o Instituto Locomotiva, revelam que o percentual de consumidores que se interessam por programas de fidelidade tem aumentado, passando de 75%, em 2019, para 81% em 2022.
Para os consumidores, Esparza deixa algumas dicas para fazer as melhores compras online durante este período:
- Compare preços dos itens nos meses anteriores para saber se o desconto realmente vale a pena;
- Verifique se o site que você escolheu para comprar tem algum vínculo com um programa que te traz benefícios;
- Fique de olho na segurança da sua compra online. Existem diversos certificados que tornam a transação mais segura, como o SSL Blindado, Return Path, entre outros;
- Fique atento às regras para as compras de fidelização e cashback. Existem links específicos em cada site para que a compra seja efetuada de maneira correta;
- Na dúvida, sempre entre em contato com a loja ou com o programa de fidelidade antes de efetuar a sua compra.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é líder mundial na criação e gerenciamento de soluções de fidelidade econômicas por meio de tecnologia proprietária, conteúdo inteligente e plataformas modulares e atualmente possui nota 9.0 no raking de satisfação da plataforma Reclame Aqui. Desenvolve soluções de fidelidade para marcas em todo o mundo que se conectam com os usuários e ajudam a aumentar o tempo de vida de seus consumidores. Com sede em Stamford, Connecticut, EUA, a Tenerity oferece seus serviços a milhões de consumidores, por meio de mais de 2.000 clientes e 1.300 funcionários, em 18 países.
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