Diversificação e inovação ampliam oportunidades para corretores na Allianz
Com os consumidores cada vez mais digitalizados, conscientes do que precisam e atentos à relação custo-benefício do que adquirem, é essencial o corretor saber onde investir para transformar oportunidades em negócios. Karine Barros, diretora executiva Comercial da Allianz Seguros, afirma que o caminho passa pela diversificação – com a inclusão de mais produtos no portfólio; e pela inovação – modernizando processos e utilizando dados para prospectar.
Em relação à diversificação, a executiva reforça que o corretor tem o ativo mais importante da cadeia de seguros, que é o relacionamento com o cliente. “É importante que eles usem esse contato em benefício da sua operação e do próprio cliente, para que ele seja bem servido e esteja protegido em caso de necessidade. Cabe ao corretor entender o perfil do seu cliente e apresentar a ele produtos que façam sentido nos diversos momentos de sua vida. Ainda que a venda não seja feita em um primeiro momento, certamente o cliente volta a procurar este corretor quando vê necessidade, afinal, todos queremos o suporte de especialistas, que tenham conhecimento sobre seguros e entreguem um serviço de alta qualidade. Ao longo do tempo esta é a fórmula para crescer a carteira e fidelizar o cliente", afirma Karine.
Ao longo desta jornada é essencial que o corretor esteja bem-preparado para apresentar o portfólio correto, de acordo com a necessidade do cliente, mesmo que o consumidor não perceba essa necessidade. A Allianz tem ajudado a capacitar seus corretores através de encontros em todas as regiões do país, onde apresenta detalhes dos produtos, como abordar um cliente para a venda deste produto e os benefícios que podem oferecer. Ao longo de 2023, já formam formados centenas de corretores nos produtos de Residência, Empresarial PME, Vida e Transportes.
“A participação ativa dos corretores nos encontros tem demonstrado seu interesse em atender às demandas de mercado e diversificar os seus negócios. E temos ouvido recorrentemente que essas reuniões têm aprofundado o conhecimento em produtos, coberturas e subscrição, trazendo ganhos operacionais e comerciais às corretoras”, ressalta a diretora.
Karine também lembra que tanto o papel da empresa quanto do corretor, na figura de consultor, é se antecipar aos anseios dos clientes. E aqui entram a inovação e a tecnologia como potentes ferramentas para identificar perfis, por meio de dados, e conectar um produto a um determinado cliente, garantindo sua satisfação. “Nesse sentido, diversificar negócios também significa agregar novas tecnologias e inovar para desenvolver novas formas de atender clientes já presentes na carteira ou novos”, finaliza.
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