Dicas de como utilizar o WhatsApp na comunicação com o cliente
Cerca de 80% dos brasileiros utilizam o aplicativo, segundo a Mobile Time, Veja como aproveitar ao máximo as suas funcionalidades
O WhatsApp passou a ser uma das principais formas de comunicação entre as empresas e os consumidores. O fato de ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, faz com que também seja uma plataforma para falar com as lojas — seja para resolver problemas ou para acompanhar pedidos existentes.
Segundo a We Are Social e Meltwater, 93,4% dos usuários brasileiros da internet, com idade entre 16 e 64 anos, têm WhatsApp — uma marca de aproximadamente 169 milhões de usuários. Além disso, segundo o Head do WhatsApp na América Latina, mais de 5 milhões de PMEs (pequenas e médias empresas) estão ativas no WhatsApp Business e 60% das marcas mais valiosas do país já estão na versão API.
Porém, para se tornar mais eficiente é preciso se atentar a alguns pontos, veja algumas dicas abaixo:
- Erros de digitação: quando falamos em erro de digitação, não estamos englobando apenas os erros ortográficos, que também podem atrapalhar o entendimento do cliente. Mas uma divergência de dados pode causar atraso na entrega e irritar o consumidor final, afetando a imagem da empresa diante do mercado e dificultando uma fidelização.
- Comunicação humanizada e mensagens personalizadas: uma forma de obter a sonhada fidelização é agregando esses dois tópicos. Afinal, uma comunicação humanizada cria um laço com o consumidor, que pode ser reforçado com as mensagens personalizadas, como mandar com o nome/apelido seu cliente, isso pode fazer você ter maior atenção dele.
- Planejamento e organização: ter organização é parte fundamental para que o negócio cresça, quando tudo está planejado e organizado, os pedidos não se perdem, clientes não ficam sem respostas e a produtividade dos colaboradores aumenta.
- Conheça as funções e utilize-as a seu favor: o WhatsApp Business oferece opções para deixar as informações da empresa fácil, como no próprio perfil dela onde tem site, endereço, horário de funcionamento e catálogo. Além disso, as empresas conseguem divulgar promoções através do status, onde a imagem fica disponível para os clientes de forma fácil por 24h.
Essas dicas podem ser utilizadas por qualquer negócio e são valiosas para se sobressair a concorrência. É importante para as PMEs saber cada detalhe e funções do WhatsApp, pois ele pode ser uma de suas únicas formas de comunicação e divulgação.
“Entender como funciona o WhatsApp, quais são os principais objetivos e a linguagem utilizada na plataforma é o ponto de partida para os empreendedores que estão começando a apostar na ferramenta”, afirma Flavia Schuchmann Cukier, gerente de marketing global da Blueticks.
O WhatsApp Business já fornece diversas funcionalidades que contribuem para uma comunicação eficiente, porém, há plataformas que adicionam melhorias a está plataforma. Uma dessas é a Blueticks, uma extensão gratuita para a versão Web que oferece funcionalidades como agendamento de mensagem e criação de campanhas.
Sobre a Blueticks
A extensão Blueticks permite que você agende mensagens do WhatsApp de forma simples e fácil. Você também pode agendar mensagens recorrentes que se repetem todos os dias/semanas/mês. Além de gerar campanhas do WhatsApp e gerenciar tarefas.
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