6 dicas para alavancar as vendas da sua empresa
Descubra estratégias que podem ser utilizadas para conquistar mais clientes e consequentemente aumentar as vendas do seu negócio
Com as constantes mudanças de comportamento do mercado e consequentemente da sociedade, as empresas estão cada vez mais atentas em como melhorar seus processos para serem mais competitivas e assertivas na hora de fechar negócios. Independentemente do porte, as empresas enfrentam grandes desafios para se manterem competitivas e alcançarem resultados em um mercado em constante mudança.
De acordo com a pesquisa Panorama de Vendas, divulgada em abril pela RD Station em parceria com a TOTVS e Tallos, 71% das empresas brasileiras não conseguiram atingir suas metas de vendas em 2022. Esse resultado é 11% pior do que o registrado em 2021, sendo que o segmento B2C foi o mais afetado. Para Juliano Dias, cofundador e CEO da Meetz, startup que oferece serviços de prospecção de ponta a ponta para empresas, além dos fatores externos que impactam diretamente as vendas dos negócios, é fundamental que as empresas criem e definam processos na área comercial para obter melhores resultados.
Para colaborar com o mercado, o executivo listou abaixo 6 dicas que podem auxiliar o processo de vendas das empresas. Confira:
Revisite o plano de negócios e o planejamento estratégico
O primeiro passo para bons resultados é a definição dos seus objetivos de negócios e, em seguida, trabalhar para entender de quais formas você se dedicará para alcançar esse objetivo em um planejamento estratégico. É comum que, no início, as empresas comecem as operações sem nenhum tipo de planejamento direcionado ou estratégia que preze pelo seu crescimento sustentável, e isso pode ser uma grande barreira para o desenvolvimento do negócio. Portanto, se a sua empresa ainda não possui ou não mantém atualizado esse tipo de documento, se dedique na elaboração de um plano de negócios que reúna todas as informações importantes para a empresa, como missão, valores, motivações, o que é, como atua, onde você quer chegar, informações técnicas, entre outros. Após isso, defina um planejamento estratégico que deve explicar de que forma esse trabalho será desenvolvido. Nesse documento, é importante a presença de informações táticas e operacionais para que, quando necessário, esse material facilite o direcionamento e as futuras decisões de ações da empresa em busca de processos sólidos e assertivos.
Conheça bem o seu produto e se dedique ao pitch de vendas
Ainda que seja um ponto básico para qualquer tipo de negócio, é de extrema importância que você dê a devida atenção ao seu produto a ponto de dominar todo o conhecimento sobre ele. Dessa forma, a construção de argumentos na hora do pitch de vendas será ainda mais simples e coerente com o que você deseja passar para o prospect. Além disso, esse conhecimento faz com que você transmita ainda mais credibilidade ao cliente e direcione ou até mesmo personalize o seu produto/serviço para ele. Após explorar o seu produto, é hora de estruturar um bom pitch de vendas que tenha informações precisas e uma explicação clara do que o seu negócio pode oferecer e por que ele é o melhor do mercado. Dessa forma, é possível criar um primeiro bom impacto com reações positivas do prospect.
Mantenha sempre o cliente como prioridade
Ainda que o seu produto/serviço seja o seu principal ativo, para o seu processo de vendas, nada será tão importante quanto entender a dor e necessidade do cliente. Portanto, é fundamental que durante as negociações, você o coloque em destaque e faça as devidas perguntas para alcançarem uma relação de confiança, que poderá acarretar em uma compra e consequentemente uma possível fidelização. É importante que você entenda o perfil do seu cliente, o que ele busca e onde ele quer chegar. Para esse processo, é fundamental uma abordagem estratégica que por meio de técnicas como o ICP (Perfil de Cliente Ideal), por exemplo, que define qual é o perfil dos clientes que apresentam a situação e as características ideais para serem atendidos pelo serviço/produto da empresa, e que poderá te ajudar a segmentar melhor as suas ações, melhorando seus processos e resultados de vendas.
Estipule metas de vendas para alcançar os melhores resultados
A definição das metas de vendas faz com que a sua equipe comercial trabalhe com melhor direcionamento e, consequentemente, alavanca o crescimento do seu negócio com robustez. Isso acontece porque todo o processo para a construção de metas bem definidas e com real capacidade de serem alcançadas é baseado em dados e informações da realidade da sua empresa, seguindo o que se pode atingir em termos de qualidade de produto/serviço. Além disso, metas bem projetadas reduzem as chances de possíveis falhas acontecerem, e caso aconteçam, se o time tiver conhecimento do desempenho correto, as chances de corrigir de forma ágil e assertiva são maiores.
Utilize a tecnologia ao seu favor
Considerando as novas tecnologias que estão surgindo diariamente, é de extrema importância que a sua empresa esteja atenta às ferramentas que poderão auxiliá-lo durante o processo de negociação e vendas. Entre as inúmeras possibilidades de aquisições disponíveis estão os softwares para gestão de leads, automação de marketing, gestão de vendas, entre outros. Aqui, o que vale é entender quais são os tipos de ferramentas que fazem mais sentido para a sua equipe comercial e utilizá-las de forma a potencializar ainda mais as suas vendas.
Faça follow-up e trabalhe para fortalecer o relacionamento com seu lead
O follow-up é uma das ações mais importantes durante o processo de negociação para venda dos seus produtos/serviços, já que é por meio dele que se estabelece uma conexão com o lead até que ele se torne, de fato, um cliente. Durante o follow-up, caso feito da maneira correta, há uma possibilidade de estreitamento de relacionamento e criação de confiança entre as partes envolvidas, até que ele perceba que a sua solução é a ideal para ele. Nessa etapa de contato, é de extrema importância que você entenda o momento do seu lead e qual a melhor abordagem para esse tipo de ação. Por fim, ainda que seja desafiador pela falta de retorno ou até mesmo indisponibilidade dos leads, é um processo importante que pode auxiliar cada vez mais para que o seu negócio não perca oportunidades de vendas e crie um vínculo comercial com esse futuro parceiro.
Sobre a Meetz
A Meetz é uma startup que oferece serviços de prospecção de ponta a ponta para empresas, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 150 clientes em sua carteira, a startup usa uma metodologia própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de dois anos de operações, a empresa se define como team-as-a-service, ou seja, opera como uma área de pré-vendas alocada para seus clientes, utilizando uma equipe de especialistas e processos bem estruturados, aliados à tecnologia.
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