Transformação digital: CEOs dão dicas para melhorar a experiência do consumidor no e-commerce
Soluções atualizadas com o mercado são o diferencial para quem quer inovar e crescer no universo digital
Com o crescimento do e-commerce previsto em R$ 185,7 bilhões para 2023 no mundo todo, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor se torna cada vez mais competitivo. Neste cenário, é preciso que os comércios eletrônicos tragam soluções e facilidade capazes de melhorar a experiência dos consumidores, desde a atração até a retenção.
No ambiente digital, existem diversas formas de tornar a experiência dos clientes mais fluida, desde soluções que otimizam a entrega de produtos, até aquelas que tornam os e-commerces mais intuitivos para a compra. Pensando nisso, quatro CEOs separam aqui dicas de como melhorar a experiência do consumidor no seu comércio eletrônico:
Pense em uma abordagem completa
“É importante pontuar que a experiência do cliente no e-commerce está ligada às interações em relação a uma loja virtual. Ou seja, engloba todas as percepções do usuário ao mexer no site ou fazer um pedido, desde o primeiro contato até a parte final da entrega do produto. Vários aspectos podem ser considerados a partir dos apontamentos do cliente, como a facilidade de navegar, quão rápido as páginas carregam, os preços dos produtos, a segurança que o comprador sente, a qualidade do atendimento e quanto tempo leva para o pedido chegar ao destino final. O grande desafio para as varejistas é acertar em todos esses pontos, já que os compradores estão cada vez mais exigentes”, diz Lucas Castellani, CEO da Cartpanda, plataforma que oferece soluções para o e-commerce.
Mude a apresentação dos seus produtos com vitrines virtuais
“O uso de vitrines digitais otimiza a jornada de compra do shopper com o objetivo de proporcionar uma comunicação assertiva, experiência positiva e personalizada, pois nela contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, informações nesse nível contribuem para que a venda se concretize”, explica Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT, empresa referência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces.
Invista em logística e otimização de processos
“A logística é um diferencial importante na hora da fidelização e satisfação dos consumidores. Para oferecer entregas mais rápidas e com alto nível de serviço, as empresas precisam das tecnologias certas para agilizar a rotina operacional, otimizar recursos, ganhar poder de escala e, assim, oferecer melhor experiência ao cliente”, pontua Caio Reina, CEO da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no setor de logística.
Tenha soluções digitais personalizadas
“É necessário entender o seu negócio e o que você deseja oferecer aos clientes do seu e-commerce. Às vezes, soluções já prontas para o mercado não dão conta do tamanho do seu negócio e é preciso pensar em uma ferramenta do zero, feita sob medida para o seu comércio e os seus consumidores. Além de mais assertivas com o que o consumidor busca, essas soluções são feitas lado a lado com as empresas e proporcionam a melhor entrega final ao negócio”, diz Leandro Dalle Laste, CEO da ateliware, fábrica de softwares responsável pela criação da Minestore, hoje pertencente à Getnet.
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