5 benefícios de um CDP ara os profissionais de marketing de varejo
Apenas 45% das marcas usam dados de clientes para personalização ou impulsionamento de promoções
Na era do Big Data, o uso de plataformas de coleta de dados dos clientes é indispensável, porém, muitas empresas ainda se fecham a essa necessidade.Segundo levantamento feito pela Retail Touchpoints, apenas apenas 45% das marcas usam dados de clientes para personalização ou impulsionamento de promoções. Contudo, a tendência é essa porcentagem aumentar à medida que as tecnologias de marketing ficarem mais fáceis de usar.
“À medida que a digitalização avança e as organizações se aproximam de seus consumidores ou clientes, torna-se cada vez mais importante poder identificá-los e encontrá-los no canal que o consumidor escolhe utilizar no momento em que ele escolhe utilizá-lo”, comenta o vice-presidente de Digital Latam da Keyrus, Jorge Barón.
Para o comércio varejista, um CDP pode ser um divisor de águas, pois tende ajudá-lo a compreender melhor seus clientes e direcioná-los com mensagens mais personalizadas e relevantes. “Precisamos salvar as interações que temos com esses consumidores para entender melhor seus gostos, canais e preferências que cada consumidor tem. Para isso, é essencial ter um repositório para armazenar este tipo de informação”, pontua Barón.
O que as marcas precisam entender é que o consumidor busca se relacionar com mensagens personalizadas, é o que aponta o relatório da SmarterHQ. De acordo com o levantamento, 72% dos consumidores só se envolvem com mensagens de marketing personalizadas, enquanto 90% estão dispostos a compartilhar informações pessoais para que essa personalização aconteça.
Neste sentido, um CDP pode ser inestimável para garantir que os dados do cliente sejam adequadamente organizados, integrados e utilizados para enviar comunicações racionalizadas que ressoam com os consumidores. Com isso, a ferramenta oferece uma maneira eficiente de gerenciar os dados dos clientes e tomar decisões informadas sobre iniciativas de marketing.
Por exemplo, ao coletar dados de comportamento do cliente em todos os canais e conectá-los a um perfil de cliente unificado, os CDPs permitem uma segmentação holística de clientes adaptada às preferências individuais dos compradores. Além disso, a integração das informações de fidelidade do cliente por meio de um CDP permite que os profissionais de marketing envie ofertas e promoções personalizadas, melhorando o envolvimento do cliente e impulsionando o crescimento da receita.
Para Barón, o fundamental é entender como fazer uso dos dados. “É muito importante que os profissionais de marketing entendam de que forma eles podem utilizar estas informações. Por exemplo, qual é o retorno do investimento em marketing, em canais digitais versus canais tradicionais? Quantos consumidores decidem comprar no site e depois fazem uma compra na loja física? Quantos consumidores decidem comprar na loja e depois compram no site? Estas são perguntas simples que são muito difíceis de responder hoje em dia”, conclui.
Principais benefícios de um CDP
1. Personalização de campanhas de marketing: Com um CDP, os profissionais de marketing podem coletar dados sobre o comportamento de compra e preferências de seus clientes. Isso permite que eles criem campanhas altamente personalizadas, que levam em consideração as preferências de cada indivíduo A personalização das campanhas de marketing pode aumentar significativamente a taxa de conversão e a fidelidade do cliente.
2. Identificação de oportunidades de venda cruzada: O CDP permite que os profissionais de marketing identifiquem oportunidades de venda cruzada, que são vendas adicionais para um cliente existente. Com o perfil unificado do cliente fornecido pelo CDP, os especialistas podem identificar produtos complementares aos que o cliente já comprou e criar campanhas para promovê-los.
3. Melhor segmentação de público-alvo: Os profissionais podem criar segmentos de público-alvo mais precisos com base em dados comportamentais, demográficos e de preferência. Esses segmentos mais precisos permitem a criação de campanhas altamente segmentadas, que são mais eficazes em alcançar o público certo.
4. Maior eficiência de campanhas: Com CDP é possível rastrear o desempenho dessas campanhas em tempo real, permitindo ajustes para melhorar sua eficácia e minimizar o desperdício de recursos.
5. Análise mais profunda do comportamento do cliente: O CDP fornece uma visão mais completa do comportamento do cliente em todas as interações com a marca. Isso pode ajudá-los a entender melhor como os clientes interagem com a marca, quais canais são mais eficazes em direcionar vendas e quais tipos de produtos são mais populares.
De uma forma geral, o CDP é uma solução flexível e rápida para coletar dados dos consumidores e uma ferramenta essencial para que os profissionais de marketing de varejo tenham uma visão mais completa do cliente, permitindo-lhes criar ações mais eficazes e personalizadas.
De acordo com o vice-presidente de Digital da Keyrus, o grande desafio é resolver o problema comercial. “Existem muitas tecnologias por aí, o mais importante é utilizá-las corretamente e obter o benefício que realmente queremos. O importante é mantê-lo simples e focado no desafio comercial, não no desafio tecnológico”, conclui.
Ou seja, não se trata apenas de uma questão de ferramentas, mas sim de qual ferramenta resolve o problema real do negócio.
Sobre a Keyrus
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:
. Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.
. Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.
. Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.
. Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.
. Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.
Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores.
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