Como a assessoria de imprensa pode ajudar a obter uma conta verificada no Instagram
Um dos critérios para conquistar o selo de verificação do Instagram é aparecer em notícias nacionais - e tem que ser de maneira orgânica, não vale conteúdo pago ou promocional
Obter aquele selinho azul ao lado do nome no Instagram é o desejo de muitas empresas, criadores de conteúdo e influenciadores digitais. A assessoria de imprensa tem se mostrado estratégica para atender a um dos critérios do processo junto à plataforma, que é a notabilidade. Vale ressaltar que a aplicação para a verificação de conta deve seguir algumas exigências da própria plataforma para tornar o processo mais transparente, e, se o Instagram identificar que a verificação foi recebida de maneira mal-intencionada, ou que alguém está vendendo contas verificadas, pode retirar o selo e até mesmo desativar a conta.
A assessoria de imprensa vem se reinventando, conforme o mercado evolui, e continua como peça fundamental para ajudar na visibilidade das marcas, construindo a reputação e autoridade com credibilidade, além de ajudar na encontrabilidade na internet a partir do link building, uma técnica de SEO que melhora o posicionamento dos conteúdos no Google e em outros mecanismos de busca. “A partir de uma curadoria de assuntos, os assessores de imprensa identificam as melhores estratégias para noticiar dados, novidades e informações relevantes para os jornalistas elaborarem suas matérias e, assim, conquistar espaço espontâneos na mídia que geram o reconhecimento exigido pela plataforma”, esclarece Ana Paula Ruschel, co-CEO da Oficina das Palavras, agência que atua com comunicação para negócios.
Ela destaca que assessoria de imprensa é peça fundamental para ajudar a verificar contas nas redes sociais, mas é preciso cautela. Primeiro ponto que devemos alertar é: cuidado com a “máfia digital do selo azul” do Instagram. Esse é o nome dado pela mídia a empresas que se dizem representantes de sites e oferecem uma tabela de preços para que as publicações com o nome da marca ou pessoa consigam entrar com o processo de verificação do Instagram. Quando o portal de notícias cobra por matérias, esse espaço recebe o nome de publi editorial ou branded content, que é uma negociação comercial feita entre empresas e os veículos de comunicação, mas que, entretanto, não é reconhecido para a verificação do Instagram.
O mesmo vale para os disparadores de release, que possuem já espaços separados e identificados em grandes portais, mas que configuram como matéria paga. “É muito simples, quando você paga um espaço, você pode falar só coisas boas sobre você e sua marca, e por isso, não valida como conteúdo notável e autêntico. Tem que entrar no critério de mídia espontânea ou orgânica, que é quando existem reportagens em sites relevantes e com abrangência nacional que falam de você ou de sua marca, seja em um contexto, seja sobre algo de interesse público ou que cause impacto na comunidade”.
De acordo com informações da própria plataforma: “Verificamos contas que aparecem em várias fontes de notícias. Não consideramos conteúdo pago ou promocional como fonte de notícias. Nós tentamos garantir imparcialidade no processo de inscrição para verificação nos baseando em fontes como coberturas de mídias confiáveis e examinando o impacto cultural da pessoa” (veja mais aqui).
Mas é preciso analisar todos os critérios antes de se candidatar ao selinho azul. Isso porque alguns deles podem demorar um pouco para se conquistar, como é o caso de relevância na imprensa, além de ajustes necessários da própria conta do Instagram para ficar dentro dos requisitos. Depois que a plataforma analisa a solicitação, será enviada uma notificação em até 30 dias após a inscrição, confirmando se a conta foi ou não verificada. Se for negada, é possível fazer uma nova solicitação após 30 dias.
Passo a passo para verificar a conta do Instagram, de acordo com a própria plataforma
A conta deve representar uma pessoa real, empresa ou entidade registrada.
A conta deve ser a única presença da pessoa ou empresa que ela representa.
Apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada (com exceção para contas com idiomas específicos).
A conta deve estar no modo público e ter uma biografia, fotos de perfil e, ao menos, uma publicação.
Deve representar uma pessoa, marca ou entidade famosa e muito pesquisada
Instagram verifica contas que aparecem em várias fontes de notícias, sendo que conteúdo pago ou promocional (incluindo de disparadores de release), não são contabilizados neste aspecto.
O Instagram nunca solicitará pagamento pela verificação nem entrará em contato para solicitar a confirmação de sua verificação.
O selo verificado do Instagram depende da análise da própria ferramenta, por isso, não há como ter garantia 100% de que você conseguirá a verificação – desconfie se algum profissional ou empresa fizer essa abordagem com você. “Na Oficina das Palavras nossa equipe de mídias presta consultoria personalizada, fazendo uma análise e dando orientações de melhorias de acordo com os requisitos do perfil que irá se candidatar ao selo. Além disso, atua com a assessoria de imprensa para transformar a marca em notícia de forma espontânea e, com isso, fazer com que ganhe relevância e notoriedade e ajudar a dar embasamento no processo de verificação – que contribui também no posicionamento de buscas do Google”, explica a co-CEO da Oficina das Palavras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>