Chatbots ajudam promoções de empresas a afastarem as zebras na Copa do Mundo
Botmaker criou robôs que administram parte das estratégias de marcas importantes para o evento, com promoções e ações de marketing junto aos seus clientes
Com a Copa do Mundo chegando ao final, as empresas já contabilizam os ganhos de suas ações de Marketing e engajamento de seus clientes no período do evento. E, diferente da grande maioria dos tradicionais bolões realizados a cada quatro anos, que tentam acertar os vencedores das partidas e o campeão do torneio, para as companhias a zebra neste caso não apareceu no campo. Com planejamento estratégico cuidadoso e criativo, as marcas se valeram de tecnologia e inovação para marcar um gol com cada consumidor. E a Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de chatbots na América Latina, foi a parceira para a operacionalização de tais estratégias.
Uma ação tradicional quando se trata do campeonato mundial de futebol, a realização de bolões reúne grupos de famílias e amigos, de todas as idades. Com isso em mente, o McDonald´s teve a ideia de criar o Bolão do Méqui, aberto ao público direto no aplicativo da marca. Quem quisesse participar da brincadeira, só era preciso encontrar o botão dentro do app. Com prêmios que chamam a atenção, que prometem até um ano de McDonald´s grátis para os vencedores, a ação chamou atenção do grande público rapidamente. No lançamento da campanha, o chatbot foi programado para realizar centenas de milhares de mensagens automáticas para clientes pré-cadastrados no aplicativo. A estratégia funcionou e teve impressionantes 27% de engajamento, número que surpreendeu positivamente a equipe do McDonald´s em se tratando de ação que não envolve desconto ou distribuição de brindes ou produtos.
“Devido a importante parceria que temos, nossa equipe está em constante contato com o time de Marketing do McDonald´s, que realiza ações no Méqui Zap frequentemente. A ideia do bolão trouxe um nível de complexidade técnica adicional, além da necessidade de lançamento ser super on time com o início da Copa do Mundo. Agora, podemos ver o fruto deste trabalho com o final do evento, com o engajamento que os usuários tiveram e com o nosso produto alcançando o propósito que o nosso cliente tinha com essa ação.”, afirma Alfredo Bitencourt, head de Vendas da Botmaker no Brasil.
“No McDonald’s queremos estar onde o nosso cliente está, conversar com ele e proporcionar experiências que gerem novas memórias. Durante um dos maiores eventos do mundo, não seria diferente. A tecnologia já faz parte do dia a dia do McDonald’s e poder contar com um bolão online, por meio de uma plataforma funcional e eficiente, foi chave para estabelecer essas conversas. Essa foi a maneira que encontramos de nos aproximar ainda mais dos nossos clientes por todo o país de forma ainda mais proprietária”, conta Lariane Duarte, Head de Brand Growth do McDonald´s.
“A plataforma da Botmaker possui funcionalidades que nos permitem uma rápida programação e customização de acordo com as necessidades e ideias que criamos junto com os nossos clientes. Mesmo em épocas especiais, como datas comemorativas ou eventos temáticos, nosso time de consultoria em UX e desenvolvimento de bots está a postos, o que nos facilita atender as demandas dos nossos clientes com precisão e rapidez. No caso do McDonald´s, foi um projeto rápido, que puxava o engajamento do consumidor final, e que teve ótimos resultados de engajamento e branding. Afinal, mesmo com a derrota da nossa seleção, quem não participou de um bolão ou não fez um churrasco durante essa copa?”, finaliza Bitencourt.
Sobre a Botmaker
A Botmaker é uma empresa de tecnologia e inteligência artificial que permite criar e administrar bots para automatizar vendas, atender clientes e oferecer suporte interno. A companhia desenvolve e oferece soluções customizadas de acordo com as necessidades dos clientes, e focadas em excelência e eficiência no atendimento. Possui serviços especializados para sites e mobile, via aplicativos dos clientes ou de redes sociais, utilizando as mais modernas ferramentas de inteligência artificial para melhor fluidez da comunicação entre empresas e seus públicos-alvo. A empresa está presente no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>