Carta Protesto por procuração
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Carta protesto é um recurso que permite ao recebedor de mercadoria reclamar eventuais danos supostamente ocorrido durante o transporte e constatados posteriormente à entrega. O protesto previsto no art. 754 do Código Civil e seu parágrafo único, não é prova inequívoca da ocorrência do dano e nem serve para impor responsabilidade, tampouco é obrigatório, é um simples instrumento jurídico de declaração de ocorrência para preservação de direito.
O art. 754 do Código Civil traz o seguinte texto: as mercadorias devem ser entregues ao destinatário, ou a quem apresentar o conhecimento endossado, devendo aquele que as receber conferi-las e apresentar as reclamações que tiver, sob pena de decadência dos direitos. Parágrafo único. No caso de perda parcial ou de avaria não perceptível à primeira vista, o destinatário conserva a sua ação contra o transportador, desde que denuncie o dano em dez dias a contar da entrega.
O conhecimento endossado a que o artigo se refere é o documento que representa a propriedade do objeto transportado, e sendo feito a transferência de propriedade, o objeto deve ser entregue ao destinatário. Segundo as regras de venda e compra, o recebimento se faz mediante a conferência e averiguação do estado do objeto no momento da entrega.
Na hipótese do destinatário da mercadoria não poder efetuar o protesto, poderá conceder uma “procuração” para um terceiro agir em nome para este fim. Define-se como “procuração”, o instrumento pelo qual o outorgante (proprietário da mercadoria) nomeia outra pessoa como seu procurador (outorgado), para agir em seu nome em determinada situação em que não queira ou não possa estar presente.
Para a validade da carta protesto por procuração, o procurador nomeado deverá anexar à carta, a procuração com firma reconhecida, do contrário o documento poderá ser considerado juridicamente inválido.
As cartas protesto que circulam no mercado trazem um texto redigido há mais de trinta anos e obsoleto aos propósitos do direito civil contemporâneo, o que exige a urgente reciclagem de conhecimentos dos operadores de direito e prestadores de serviços conexos ao transporte e seguros. Reciclar é renovar e, em última instância, renascer.
No que diz respeito ao seguro de transporte, vale ressaltar que não compete ao segurador o envio do protesto, muito menos impor responsabilidade, lembrando ainda que o segurador não possui vínculo com o contrato de transporte entre o proprietário da carga e o transportador.
A seguradora somente poderá interpor ação de regresso se fizer a indenização, conforme estabelece a sob-rogação prevista no artigo 786 do Código Civil. Mesmo assim, não pode agir apenas por presunção ou suposição, é necessária a comprovação do nexo de causalidade entre a conduta do causador do dano e o sinistro indenizado.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário