TOKIO MARINE : um portfólio mais robusto e uma marca mais presente na vida do cliente (Destaque)
Por Revista Cobertura / Carol Rodrigues
Para o presidente da companhia, que investe em soluções demandadas por corretores e clientes, o desafio do mercado é a identificação de novos nichos e o desenvolvimento de serviços e coberturas que atendam às necessidades das novas dinâmicas sociais
Antes de assumir a presidência da Tokio Marine Seguradora , em 2013, José Adalberto Ferrara era diretor de Operações e Tecnologia da companhia. Ele assumiu o cargo com o desafio de preparar a seguradora para um salto tecnológico, algo que se tornou mandatório em 2020, quando a humanidade se deparou com um dos momentos em que a tecnologia foi a principal ferramenta de conexão.
“Graças a uma sólida infraestrutura de tecnologia e ao enorme espírito de cooperação de toda a equipe, trabalhamos durante dois anos em regime remoto, mantendo os índices de produção e a qualidade da prestação de serviços aos nossos corretores, assessorias e clientes. Hoje, estamos todos cientes de que a pandemia trouxe novos desafios”, destaca o executivo.
Em 2023, Ferrara completará dez anos como presidente, o que define como um enorme privilégio.
“A porta da minha sala está sempre aberta, em uma demonstração da relação de proximidade que procuro manter com os todos os colaboradores. Acredito que um dos nossos diferenciais é o de manter o olhar sempre atento às necessidades do colaborador. Temos o compromisso de torná-los protagonistas em suas respectivas áreas de atuação na companhia, oferecendo todos os subsídios necessários para seu desenvolvimento”.
Com um time motivado de 2,3 mil colaboradores, forte relacionamento com mais de 37 mil corretores e assessorias e o suporte de uma infraestrutura consolidada em TI, segundo Ferrara, nos últimos dez anos, a companhia cresceu mais que seis vezes, passando de uma produção de R$ 1,6 bilhão para R$ 9,9 bilhões. “E projetamos fechar o ano com R$ 10,2 bilhões”.
A projeção se deve ao otimismo mantido em relação à melhoria das condições econômicas do País, especialmente, do poder de compra dos consumidores. “Independentemente das condições macroeconômicas, a Tokio Marine mantém sua estratégia de negócios baseada na oferta dos melhores produtos e serviços para atender às demandas de corretores, assessorias e clientes e ampliar a cultura do seguro no Brasil”.
A companhia adquiriu o naming rights da casa de shows Tom Brasil com objetivo de centralizar as estratégias de exposição de marca em um território que fosse proprietário da Tokio Marine e ligado ao negócio da companhia de alguma maneira.
“Acreditamos que, dessa forma, a construção de marca possa ser acelerada e chegar mais forte para nossos públicos. A ideia é que tenhamos uma atuação de marca dentro de um tema de interesse comum a nosso público, que é a música, por ser universal, democrática e atingir a todos com seus diferentes estilos, além de ter um grande poder de transformação. Vimos essa oportunidade como uma maneira de estar presente na vida das pessoas, ainda mais após a pandemia, quando a cultura e arte em geral mostraram o quão importantes são para a sociedade”, argumenta Ferrara.
Carteiras em destaque
Em julho deste ano, a Tokio Marine completou 63 anos de atuação no Brasil com um crescimento acima do mercado. Segundo o presidente, apesar de todas as variáveis que impactaram o segmento de Automóvel, como a escassez e, consequentemente, o aumento no preço das peças e dos serviços prestados pelas oficinas, a Tokio Marine registra resultados expressivos na carteira.
“Atingimos a marca de 2,5 milhões de itens, o que nos credencia como a terceira maior frota de veículos segurados do País. Mesmo com inflação, desemprego e queda no poder aquisitivo, o mercado observou o crescimento da venda de carros usados. Dessa forma, a Tokio Marine disponibilizou um mix de produtos capaz de atender às necessidades dos mais diferentes perfis de clientes”, explica.
Os produtos que têm apresentado crescimentos expressivos este ano são Riscos de Engenharia, E&O, Agro Equipamentos, Riscos Cibernéticos, Garantia e Transportes.
“Também temos tido um bom desempenho na carteira de Pessoas, ainda como reflexo do aumento da preocupação dos consumidores com a própria saúde em decorrência da pandemia”, completa.
Novos nichos
A Tokio Marine é uma das poucas companhias que opera com o seguro para riscos cibernéticos, uma proteção com demanda crescente durante a pandemia.
“Como uma seguradora multiprodutos, nosso desafio é identificar, junto aos nossos parceiros de negócios, novos nichos que surgem em um cenário de profunda transformação causado pelas novas tecnologias. Um dos nossos focos de atuação no nicho são as Pequenas e Médias Empresas, que estão mais expostas a estes riscos, muitas vezes por falta de conhecimento ou por não possuírem uma estrutura dedicada a mitigá-los. Mas isso não significa que as grandes corporações, apesar de contarem com políticas de segurança digitais mais desenvolvidas, estejam imunes aos ataques. Elas também podem contratar nosso produto”.
Em 2021, a Tokio Marine registrou um aumento de 1.080,20% nos prêmios emitidos do produto Riscos Cibernéticos, em comparação ao ano anterior. Este ano, até junho, o desempenho foi 74,7% superior ao mesmo período de 2021.
No início do ano, a companhia disponibilizou o primeiro produto com Selo ESG: o Seguro Riscos Ambientais – Instalações Fixas, que contempla cobertura para acidentes que ocorram no local do risco e migrem para além dos limites físicos da atividade segurada.
“Mais recentemente, apresentamos ao mercado um produto inédito para o setor de energia, que reúne, em uma única apólice, as coberturas de Riscos de Engenharia e Property. Com o seguro Energia Sustentável Integrada, projetamos, em 12 meses, um crescimento de 10% a 15% desse nicho na companhia. E até o final do ano, vamos disponibilizar dois novos produtos que têm sido solicitados pelos nossos corretores e temos certeza de que vão ter uma grande aceitação, além de tornar nosso portfólio ainda mais robusto”.
Desafios
Segundo ele, as seguradoras precisam estar preparadas para as novas demandas de uma sociedade que quer ser atendida de forma cada vez mais rápida e on-line e as mudanças que estão surgindo em relação a riscos. “Será cada vez mais necessário investir em inovação para atender o cenário econômico que está saindo desta crise sanitária. Acredito que um dos grandes desafios da indústria securitária é a identificação de novos nichos de mercado e o desenvolvimento de serviços e coberturas que possam atender às necessidades das novas dinâmicas sociais”.
De fato, destaca Ferrara, os consumidores estão cada vez mais exigentes e bastante atualizados quanto ao uso da tecnologia e, como consequência, em busca de comodidade e facilidade no atendimento. “Dessa forma, estamos trabalhando de forma contínua para prover soluções que atendam às demandas deste público que quer se comunicar e interagir com seus prestadores de serviços via atendimento digital. Nossa estratégia é a de empregar a tecnologia sempre com o propósito de agregar valor aos nossos produtos e serviços para atender com excelência os clientes e gerar novos negócios para os corretores e assessorias”.
Após completar 63 anos de atuação no Brasil, a Tokio Marine deve seguir com o crescimento em dois dígitos. “O seguro de Automóvel se mantém como o carro-chefe da companhia, mas vislumbramos muitas oportunidades para o segmento Pessoa Jurídica, com a área de Property, e para a carteira de Pessoas, especialmente o Vida Individual”, destaca o presidente.
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